Na área 1 (entre o Hipershopping e a Rua Hercília Moret), as obras já passaram dos 50% de execução. Já estão sendo montados no local os postes com as telas da barreira dinâmica (contenção de encosta) e já estão sendo construídas as canaletas (drenagem).
“São obras complexas e de grande porte que estamos fazendo no Morro da Oficina. Foi um longo trabalho até chegarmos aqui. Um trabalho de elaboração de projetos, de reuniões com os moradores, de levantamento de recursos, de realização das licitações. Então temos orgulho em ver essas obras avançando. Vamos seguir trabalhando pelo Alto da Serra, porque ainda tem muito a ser feito”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Obras foram divididas em 3 áreas
As obras da Prefeitura no Morro da Oficina foram divididas em 3 grandes áreas: área 1 (entre o Hipershopping e a Rua Hercília Moret), área 2 (entre as ruas Professora Hercília Moret e Frei Leão) e área 3 (do início da Rua Frei Leão até a Rua Oswero Vilaça).
Esses avanços (mais de 50% de execução) são na área 1. As obras ali são contenções de encosta e drenagem, para a proteção de moradias, da Escola Municipal José Fernandes da Silva e do Pronto Socorro Leônidas Sampaio.
A área 1 foi dividida em 2 grandes obras (lotes 1 e 2). No lote 1, a principal intervenção é barreira dinâmica (malha metálica flexível para a contenção de rochas ou outros materiais que se desprenderem da encosta). No lote 2, as intervenções são: cortina atirantada no entorno da quadra, solo grampeado, descida d’água em gabião, canaleta chumbada na rocha a montante (captando a água da encosta e a direcionando para o novo sistema de drenagem).
As obras dos dois lotes da área 1 começaram no dia 9 de janeiro.
Obras das áreas 2 e 3 já começaram
As obras das áreas 2 e 3 também estão em andamento. E também são de contenção de encosta e drenagem.
A área 2 (entre as ruas Professora Hercília Moret e Frei Leão) foi dividida em 2 lotes. As obras do lote 2 começaram dia 14 de junho. Já as do lote 1 estão previstas para começar ainda neste mês.
Já a área 3 (do início da Rua Frei Leão até a Rua Oswero Vilaça) começaram dia 14 de agosto.
Recomeço Seguro
Para o avanço das obras nas áreas 2 e 3, 245 casas precisarão ser demolidas. Para isso, a Prefeitura criou o programa Recomeço Seguro, para garantir uma compensação financeira em caráter excepcional às famílias moradoras dessas casas.
A Prefeitura pagará entre R$ 90 mil e R$ 230 mil para cada família. Isso em função do levantamento topográfico e fotográfico já realizado pelos técnicos da Prefeitura, que avaliou cada imóvel de forma individualizada nos últimos meses.