O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vive o melhor momento em sua nova gestão aponta a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (15).
O levantamento, realizado entre os dias 10 e 14 de agosto, mostra que 60% dos eleitores brasileiros aprovam o trabalho que Lula está fazendo ‒ uma alta de 4 pontos percentuais em relação ao número registrado dois meses antes.
Já os que desaprovam a atual administração recuaram de 40% para 35% no período. Outros 5% preferiram não responder.
No eleitorado evangélico, que majoritariamente votou em Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, pela primeira vez na série histórica da pesquisa, a aprovação superou a desaprovação, por 50% a 46%.
Entre os que votaram em Bolsonaro, 25% aprovam o trabalho de Lula, enquanto 70% reprovam. Para o público feminino, as ações de Lula são aprovadas por 60%. Para o masculino, são 59%.
As duas notícias positivas destacadas pelos entrevistados, de forma espontânea, foram o Bolsa Família de R$ 600, mais R$ 150 para cada criança (9%) e a diminuição dos preços de produtos e serviços (8%). Já as negativas apontam que o presidente não cumpre promessas e é corrupto (7%).
Foram ouvidas 2.029 pessoas, pessoalmente, entre os dias 10 e 14 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é 95%.