De forma inédita, a América Latina será palco para o Teqball Tour, circuito mundial profissional da modalidade. A competição internacional será no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 10 de setembro, e está alinhada com o movimento de tornar o esporte Olímpico.
Organizado pela Fédération Internationale de TEQBALL (FITEQ), em parceria com a Confederação Brasileira de Teqball, o Teqball Tour premiará com 30 mil dólares os competidores que alcançarem as quartas de final. A competição receberá 117 atletas, sendo 76 masculinos e 41 femininos, de 17 países. A entrada do evento é franca.
Principais nomes do Teqball nacional marcam presença na competição
Atletas brasileiros consagrados internacionalmente como Natalia Guitler, Raffaella Fontes, Ester Viana e Leonardo Lindoso são alguns dos competidores nacionais que estarão presentes no Teqball Tour.
Os três primeiros dias de competição acontecerão na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Já a Final, no último dia, será nas areias da praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace.
Natalia Guitler, Campeã Mundial de Teqball, afirma treinar de três a quatro vezes por semana com o objetivo de alcançar o melhor resultado possível na competição. Segundo ela, a sensação de participar da competição no Rio de Janeiro, sua cidade natal, é única, além de ser uma oportunidade de apresentar o esporte para mais pessoas. “Estou bastante animada e esperançosa com a possibilidade de ver o Teqball nos Jogos Olímpicos de 2028”, comenta.
Já Leonardo Lindoso, bicampeão do Teqball Tour em 2021 e 2022, afirma estar treinando diariamente para chegar bem na competição. “Estarão os melhores atletas do mundo. Estou muito feliz em poder participar do primeiro grande torneio de Teqball realizado no Brasil, na minha cidade, com a minha família e os meus amigos torcendo por mim. Sobre a possibilidade do Teqball se tornar uma modalidade Olímpica, as expectativas são as melhores. É o sonho de todo atleta representar o seu país em uma Olimpíada”.