O Parque Nacional da Tijuca é o campeão em número de visitantes. No ano passado, mais de 3,5 milhões de pessoas passaram pelo local. O destino preferido é conhecido mundialmente. Quase 2 milhões de visitantes passaram pelo Cristo Redentor.
Mas essa não é a única atração da imensa área verde. Tem a Pedra da Gávea, Pedra Bonita, Parque Laje, Vista Chinesa e muitos outros locais que ainda são desconhecidos do grande público, como a Gruta dos Morcegos, que tem uma profundidade de 100 metros, 22 de altura e 8 de comprimento. A importância desses mamíferos voadores é vital na Floresta da Tijuca, já que são dispersores de sementes, informou o monitor ambiental Dirlei Silva.
As trilhas do parque, bem sinalizadas, também atraem turistas.
Nos dias de calor, o Parque Nacional da Tijuca se torna ainda mais interessante e atraente. Trata-se de uma das maiores florestas urbanas do mundo, uma imensa área verde, com 12 cachoeiras. Tudo isso torna a temperatura do lugar mais agradável do que da cidade do Rio de Janeiro. Estudos indicam que, se não fosse a Floresta da Tijuca, a temperatura média do Rio de Janeiro seria de 2 a 4 graus mais quente.