Após cinco anos de fechamento, o Parque Municipal Lúcio Costa, também conhecido como Parque da Subida do Outeiro da Glória, localizado na Glória, região central do Rio de Janeiro, está prestes a ser reaberto ao público. Na próxima segunda-feira (18), a Subprefeitura do Centro promoverá um mutirão de revitalização em parceria com diversos órgãos municipais, incluindo a Comlurb, para realizar trabalhos de limpeza e conservação. Se o local apresentar as condições necessárias, poderá ser reinaugurado já na terça-feira (19/09), com horário de funcionamento das 10h às 18h.
A última intervenção no parque ocorreu em janeiro de 2022, quando o espaço foi entregue ao adotante Bruno de Paulo, de 39 anos, por meio do programa Adote.Rio, coordenado pela Fundação Parques e Jardins (FPJ). Após serviços realizados pela RioLuz, Comlurb e Prefeitura do Rio, Bruno assumiu a gestão da área. A iniciativa de reabrir o parque rapidamente surgiu a partir de um pedido do subprefeito da região, Alberto Szafran. O adotante do parque enfrentou desafios burocráticos em relação ao tombamento do muro de pedra que cerca o local pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para viabilizar as obras. O objetivo é transformar o parque em um espaço turístico e de lazer, com quiosques, bares e áreas de convivência.
O Parque da Subida do Outeiro da Glória estava fechado desde 2018, quando houve uma parceria entre a Superintendência da Zona Sul e o ambientalista Cláudio D’Ávila, morador da Glória, para criar o Eco Museu Carioca, que seria um local para exposições ao ar livre. Durante esse período, foram realizadas melhorias, como a instalação de 30 postes de iluminação, 30 lixeiras novas, plantio de árvores, grama, além de reformas nas muretas e grades.
Localizado na Rua do Russel, 90, próximo à saída B do metrô da Glória, o Parque Municipal Lúcio Costa foi inaugurado em 1939, inspirado no complexo inca de Machu Picchu, por Lúcio Costa, renomado urbanista brasileiro, em colaboração com o paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994). O nome “Parque da Subida do Outeiro” faz referência a um acesso à Igreja Nossa Senhora da Glória.