Italva, Varre Sai, Aperibé, Quissamã e Carapebus, vão receber ainda neste mês a visita da gestão do Parlamento Juvenil da ALERJ.
A pauta do encontro será o detalhamento de como funciona o processo de eleição. O público-alvo são os inscritos no projeto, que este ano está na sua 14ª edição, e celebra 20 anos de instalação do programa. O coordenador do projeto, o deputado Danniel Librelon (REP), destacou que serão publicadas todas as atualizações referentes às eleições.
O que é o Projeto?
Criado em 1998, instalado em 2003 e revisado em 2015, o Parlamento Juvenil é um projeto da Alerj em parceria com a Secretaria de Estado de Educação que envolve as escolas estaduais de todos os municípios do Rio de Janeiro. Seu objetivo é possibilitar aos jovens o exercício da atividade política, a cidadania, bem como a compreensão e a vivência do processo legislativo, dando-lhes protagonismo.
O Parlamento Juvenil simula os moldes do parlamento convencional, com direito a escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário. Durante uma semana, os estudantes eleitos passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem e aprimoram projetos de lei de sua própria autoria que podem virar leis oficiais para toda a população fluminense.