Ouça agora

Ao vivo

Professores do Rio protestam no Centro pouco antes da votação do projeto que altera benefícios da categoria
Destaque
Professores do Rio protestam no Centro pouco antes da votação do projeto que altera benefícios da categoria
CPI das Bets convoca Virginia Fonseca e Felipe Prior para depoimentos
Brasil
CPI das Bets convoca Virginia Fonseca e Felipe Prior para depoimentos
Antonio José Campos Moreira é o mais votado no MPRJ para procurador-geral de Justiça
Destaque
Antonio José Campos Moreira é o mais votado no MPRJ para procurador-geral de Justiça
Operação com intenso tiroteio causa pânico no Complexo da Penha
Destaque
Operação com intenso tiroteio causa pânico no Complexo da Penha
Secretarias municipais integram serviços para melhor atender idosos de Nilópolis
Baixada Fluminense
Secretarias municipais integram serviços para melhor atender idosos de Nilópolis
Edital inédito vai premiar rodas de samba em todo o Rio de Janeiro
Destaque
Edital inédito vai premiar rodas de samba em todo o Rio de Janeiro
André Ceciliano volta a Brasília e reassume a Secretaria Nacional de Assuntos Federativos
Política
André Ceciliano volta a Brasília e reassume a Secretaria Nacional de Assuntos Federativos

Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Niterói será no próximo domingo, 03

A concentração ocorrerá às 15h, na Rua Miguel de Frias, 9, em frente ao prédio da Reitoria da UFF
Parada Gay de Niterói deve ter público de 100 mil pessoas/Divulgação

No próximo domingo, 03, a partir das 17 horas, a Praia de Icaraí vai ser palco da 17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Niterói, que este ano vai apresentar o tema “Luta e (re)existência na defesa das mulheres LBTI’S”, que vai pautar e dar visibilidade à luta das mulheres cis e trans em defesa dos seus direitos. A concentração ocorrerá às 15h, na Rua Miguel de Frias, 9, em frente ao prédio da Reitoria da Universidade Federal Fluminense.

A parada é organizada pelas ONGs Grupo Sete Cores e Grupo Diversidade Niterói (GDN), com apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania pela Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa (Codir) e de outros coletivos lgbts da cidade. A expectativa dos organizadores é de um público de cerca de 100 mil pessoas.

Terá quatro trios elétricos, sendo um exclusivo das Mulheres Lésbicas, Bissexuais e Transsexuais. Serão colocados pontos de distribuição gratuita de água para hidratação. O evento deverá ser encerrado às 21 horas.

De acordo com o coordenador da Codir, Felipe Carvalho, há 10 anos a gestão municipal estrutura e ajuda a organizar essa manifestação que é uma das maiores de Niterói.

“A parada do Orgulho LGBTQIA+ de Niterói é uma expressão legítima desta comunidade que se organiza de forma robusta na cidade há 20 anos. Esse é um momento de celebração das vitórias, de pautar as demandas ainda não resolvidas e dar visibilidade a uma pauta ainda muito marginalizada e violentada cotidianamente”, destacou Felipe Carvalho.

“A Parada LGBT de Niterói, diferente dos outros municípios do Estado, possui um cunho de ato político e resistência, além da celebração de nossas vidas. Esse ano, acompanhamos a luta árdua das mulheres, que sofreram e sofrem diversas violências. É muito importante esse tipo de voz, resistência e visibilidade que a parada proporciona à luta dos movimentos sociais.”, comenta Thiago Gisele, membro da diretoria do Sete Cores.

Esquema de trânsito

A NitTrans preparou uma operação especial para o evento, que inclui interdições de vias, proibições de estacionamento e pequenas alterações em itinerários de ônibus que passam pela Avenida Jornalista Alberto Torres. No total, 15 operadores estarão localizados em pontos chaves para orientar o trânsito, além de duas patrulhas, duas motos patrulhas e dois reboques que darão o suporte necessário.

Estacionamento Proibido – A partir das 22h do sábado (2), até às 21h de domingo (3), será proibido o estacionamento na Rua Miguel de Frias (ambos os lados), no trecho compreendido entre a Rua Gavião Peixoto e a Avenida Alberto Francisco Torres; na Rua Álvares de Azevedo (ambos os lados), no trecho compreendido entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Ator Paulo Gustavo; e na Rua Mariz e Barros (ambos os lados), no trecho entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Ator Paulo Gustavo.

Interdições:
No dia do evento, 3 de dezembro, haverá interdição em algumas ruas do bairro de Icaraí. Estarão interditadas as Ruas Miguel de Frias, no trecho compreendido entre a Rua Gavião Peixoto e a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, das 13h às 17h; Rua Tavares de Macedo, entre as Ruas Álvares de Azevedo e Miguel de Frias, das 13h às 17h; Rua Gen. Pereira da Silva, entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Ator Paulo Gustavo, das 17h às 22h; Rua Presidente Backer, entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Ator Paulo Gustavo, das 17h às 22h; Rua Otávio Carneiro, entre a Avenida Jorn. Alberto Francisco Torres e a Rua Ator Paulo Gustavo, das 17h às 22h; Rua Belizário Augusto, trecho compreendido entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Ator Paulo Gustavo, das 17h às 22h; Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, entre Rua Mariz e Barros e Rua Álvares de Azevedo, das 17h às 22h; Rua Lopes Trovão, entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Ator Paulo Gustavo, das 17h às 22h; e Rua Oswaldo Cruz, entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e Rua Ator Paulo Gustavo, das 17h às 22h.

Desvios:
Durante a interdição da Rua Miguel de Frias, os ônibus com destino ao Centro, via Ingá, deverão trafegar pela Rua Fagundes Varela. Durante o evento, serão implantadas duas faixas reversíveis junto à ciclofaixa na Avenida Roberto Silveira, das 13h às 22h, no trecho entre a Rua Domingues de Sá e interseção da Rua Marquês do Paraná com Rua Miguel de Frias, conforme acontece nos dias de semana, durante o fim de tarde.