A Polícia Militar informou que abordou, durante a Operação Verão, 216 pessoas na Zona Sul da capital, nos dois dias. Um adolescente suspeito de furtar um telefone celular foi apreendido e dois homens, presos. Os agentes recolheram ainda quatro facas.
Esse foi o balanço do primeiro fim de semana após o presidente do Tribunal de Justiça revogar uma liminar que impedia a apreensão e condução de crianças e adolescentes sem flagrante.
De acordo com a PM, no fim de semana o policiamento foi intensificado em todas as praias do estado “para executar medidas de prevenção e repressão a atos de desordem e de criminalidade, garantindo segurança e tranquilidade da população”.
Os agentes escoltaram a maior parte dos ônibus que deixaram a Zona Sul. A medida teve como objetivo evitar casos de depredação, furtos e roubos no nos coletivos. Nas faixas de areia, policiais circularam de quadriciclos circularam na faixa de areia. Tendas foram usadas como pontos de apoio para os PMs e de referência para a população.
A Operação Verão contou ainda cavalos do Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS), cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC), equipes do Batalhão de Polícia de Choque e do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom). Toda a área foi monitorada por helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM).