A prática de esportes nas areias cariocas aumenta nos períodos mais quentes. A Prefeitura do Rio de Janeiro entregou em abril os primeiros alvarás que regularizam as atividades esportivas ao ar livre na cidade em 2023. Ao todo, foram contempladas 102 pessoas de oito bairros da Zona Sul (Flamengo, Botafogo, Laranjeiras, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon) em diferentes modalidades como funcional, beach tennis, futevôlei, vôlei, entre outras.
Operação Verão 2023/24 iniciou na última quinta-feira, na orla das zonas Sul, Oeste e Ilha do Governador, além dos parques de Madureira e de Deodoro. Realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e Guarda Municipal (GM-Rio), tem como objetivo reforçar as ações de ordenamento, as fiscalizações das posturas municipais e o patrulhamento preventivo, além de proporcionar mais segurança à população, tanto no deslocamento até as praias, quanto na permanência nelas. Ao todo, 600 agentes atuaram neste início da Operação Verão e, à medida em que o fim do ano e o calor forem se aproximando, mais agentes serão integrados ao efetivo. Durante as ações de fiscalização de estacionamento irregular, 24 reboques serão utilizados.
A Rádio Manchete recebe o Secretário Municipal de Esporte, Guilherme Schleder, para entender como é feita essa regulamentação das práticas esportivas nas áreias das praias do município do Rio de Janeiro.
Acompanhe o trecho da entrevista no programa ‘Conexão no Ar’, apresentado por Raphael de França, na Rádio Manchete