O Comitê Olímpico Internacional se reuniu em Mumbai, na Índia, e aprovou a inclusão de 5 esportes nas Olímpiadas de Los Angeles, as modalidades foram propostas pelo comitê organizador do jogos de 2028.
Na votação, apenas dois dos noventa membros do COI, foram contra, pela preocupação de as modalidades não serem muito praticadas na África. No entanto, o presidente do Comitê Olímpico, Thomas Bach, disse que a escolha desses esportes está alinhada à cultura americana, e que acha necessário apresentar os esportes ao mundo.
Os esportes escolhidos foram: Lacrosse, Criquete, Squash, Flagfootball e Beisebol/Softball.
O Lacrosse é uma modalidade muito praticada nas faculdades americanas e terá uma versão compacta nas Olimpíadas, com 6 jogadores ao invés de 10, da modalidade tradicional. O esporte é praticado ao ar livre, cada atleta usa um bastão com uma rede na ponta para carregar a bola, quem fizer mais gols vence.
O Criquete é outro esporte que teve alteração para entrar no calendário Olímpico, ele também será realizado na versão menor, chamada twenty. A vitória no jogo é dada ao time que marcar mais corridas que o adversário. O Brasil tem chance de chegar aos jogos com a equipe feminina, que foi a terceira colocada na classificatória para a Copa do Mundo.
O Beisebol, que tem a versão feminina chamada de softbol, está de volta aos jogos Olímpicos. Tanto na modalidade feminina quanto na modalidade masculina, o objetivo para pontuar é que o rebatedor consiga rebater a bola lançada pelo time adversário e correr o campo, passando por todas as bases sem ser tocado pelo adversário, até chegar de volta à base de onde rebateu. As diferenças entre as modalidades são: dimensões
da bola (maiores no softbol), dimensão do campo (menor no softbol) e duração do jogo (7 entradas no softbol, enquanto no Beisebol são 9). O Brasil tem seleção em ambas as modalidades, porém nenhuma chance de medalha.
Squash tem os princípios do tênis, mas ao invés da rede separando os adversários, os atletas ficam lado a lado numa quadra fechada com paredes, sendo uma de vidro. O esporte tem como objetivo rebater a bola contra a parede sem que o rival consiga fazer o mesmo movimento de forma válida.
Flagfootball é um esporte semelhante ao Futebol Americano, mas sem contato forte. No Flag, como já está explícito no nome, basta você tirar a bandeira que está no cinto do adversário para parar a jogada. Para vencer o jogo, quem mais pontuar ganha e, para isso, o time que está atacando precisar chegar à área de touchdown.