O Olaria chegou para a partida decisiva na segunda divisão carioca, diante do Sampaio Corrêa, com a necessidade de vencer o último jogo fora de casa. Somente dessa forma, a equipe conquistará o estadual e garantirá a vaga na primeira divisão do estado em 2024. O detalhe é que pelo segundo ano consecutivo, o time da rua Bariri se coloca na posição de postulante ao título.
Vale destacar que boa parte do elenco vice-campeão em 2022 foi mantido. Aliás, esse é um dos segredos do clube, a aposta no trabalho a longo prazo. O maior exemplo disso é o técnico Palinha Olivério, o treinador está no comando do time desde 2020. Sendo o treinador a mais tempo no cargo no futebol carioca.
Nesse interim, Palinha conquistou o Campeonato Carioca B1, sendo eleito o melhor treinador da competição em 2021. Além disso, conquistou a Taça Corcovado em 2022, ambos pelo Olaria. É com o trabalho consistente e os bons resultados conquistados pelo treinador que o Olaria acredita no acesso.
Vale destacar, que o gaúcho é visto como um profissional que consegue tirar o máximo dos seus atletas, e se tornou especialista na mescla da experiência com a juventude. Para se ter noção, o time conta com o zagueiro e capitão Anderson e o meio-campo Léo Pimenta que são importantes dentro e fora de campo pela alta rodagem no futebol. Por outro, lado tem o atacante Antônio e nomes como Vitinho e Michael que se destacaram ao longo do torneio.
Dessa forma, o Olaria entra em campo neste sábado às 14h45, para encarar o Sampaio Corrêa em Saquarema pela grande final da Série A2 do Campeonato Carioca.