A Comlurb tem investido continuamente para reforçar o trabalho de limpeza urbana da cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, somente este ano, a companhia adquiriu 135 novos equipamentos. Nos três anos da atual gestão, mais de mil novos veículos e equipamentos foram incorporados à frota da Comlurb. Em 2022 e 2023, foram investidos cerca de R$ 300 milhões nas rotinas dos serviços diários.
Novos tratores exclusivos para coleta domiciliar em comunidades
A Comlurb já colocou em operação 42 tratores exclusivos para coleta domiciliar em comunidades, em todas as regiões da cidade. Os novos equipamentos tornam a coleta mais ágil e eficiente, sendo feita porta a porta, e em dois turnos, o que muitas vezes não era possível com outros tipos de veículos, devido à topografia de grande parte das comunidades, com relevo íngreme e becos e vielas estreitos.
Os novos veículos começaram a ser usados pela companhia em outubro do ano passado, na Rocinha, e contam com capacidade de receber até 900 quilos exclusivamente de resíduos domiciliares. Eles contam com freio nas quatro rodas, chassis articulado para facilitar as manobras em ruas estreitas e dimensões reduzidas, com 2,20m de altura e 1,70m de largura.
Algumas adequações para melhorar o serviço foram solicitadas à fornecedora, a pedido da Comlurb, após um período de testes com um protótipo, como aumento da capacidade volumétrica da caçamba; aumento do ângulo de basculamento para facilitar a descarga dos resíduos; sistema antivandalismo no bocal de combustível e no compartimento de bateria; reposicionamento de vassouras e pás e colocação de compartimento para guarda da lona que cobre a caçamba.