Magé, na Baixada Fluminense, tem um novo hospital e Emergência Pediátrica Matheus Santos de Moraes, com 66 leitos. A unidade já está em pleno funcionamento.
O vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, e a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, participaram do evento de inauguração, junto com o prefeito da cidade, Renato Cozzolino, e o deputado federal Dr. Luizinho, na última sexta-feira (23).
A unidade amplia a oferta de serviços médicos, entre os quais, 10 leitos destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), incluindo 1 para isolamento.
O hospital está equipado com tecnologia de ponta para diagnósticos, tomografia, raio X, endoscopia e colonoscopia. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) repassou cerca de R$ 7 milhões à prefeitura, por meio do Programa de Apoio aos Hospitais Integrantes do SUS (PAHI), destinado à reforma, à ampliação e à construção de unidades de saúde, aquisição de mobiliário e equipamentos.
Ainda reforçam a infraestrutura do Hospital Municipal de Magé 1 centro cirúrgico com 2 salas operatórias e 1 sala de recuperação anestésica com 3 leitos. O pronto-atendimento para adultos e crianças atende 24 horas.
O hospital dispõe ainda de 5 leitos de sala vermelha, 2 específicos para traumas, além de 8 em sala amarela e 1 adicional para isolamento. A expectativa é que a unidade realize, em média, 350 atendimentos em adultos por dia e 80 pediátricos. Já a capacidade de realização de exames laboratoriais é de 900, de raios X 60, e 40 de tomografia por dia.
O prefeito Renato Cozzolino ressaltou que a inauguração do hospital foi um momento histórico para a cidade, com a entrega de um polo de excelência em saúde pública.
“A unidade é moderna e foi inteiramente reconstruída com serviços de qualidade. Temos tomografia, CTI com modernos equipamentos, hemodiálise à beira leito e todo o hospital possui sistema de climatização”, declarou o prefeito de Magé.
A Emergência Pediátrica, Matheus Santos de Moraes, que também faz parte do hospital, conta com uma infraestrutura completa para atendimento infantil, incluindo 7 leitos de internação, consultórios e serviços de diagnóstico por imagem e laboratoriais.