A terceira edição da Festa Literária de Nova Iguaçu (FLINI), termina neste sábado (27). Se trata de um dos eventos que o município organizou em celebração aos 190 anos da cidade de Nova Iguaçu. O evento acontece no auditório do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Este ano, os escritores homenageados são Luiz Coelho Medina e Ivone Landim.
A FLINI é uma realização da Comissão do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Nova Iguaçu (PMLLLB), integrada pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e por representantes da sociedade civil, através da Rede Baixada Literária.
O objetivo dessa iniciativa é democratizar o acesso de qualidade à leitura e ao desenvolvimento literário, com a união de diversas expressões artísticas valorizando o território e a cultura iguaçuana.
O evento conta com a presença de autores; lançamentos de livros independentes e editoriais, sarau, ocupação literária, apresentações artísticas, exposição fotográfica, doação de livros, plantio literário fortalecendo a sustentabilidade e atividades voltadas para a valorização da cultura local de Nova Iguaçu. A programação irá oferecer ainda oficinas de escrita criativa, ilustração, mediação de leitura e cartonera (confecção de livro artesanal).
Além da Feira Literária, o município está oferecendo outros eventos e atividades gratuitas democratizando a participação de toda sociedade na festa.