O Botafogo é cada vez mais líder do Campeonato Brasileiro e graças a Tiquinho Soares. Artilheiro da competição, o atacante botafoguense marcou o gol da vitória por 1 a 0 do Glorioso sobre o Palmeiras, na tarde deste domingo (25), em pleno Allianz Parque. Agora, ele tem 10 gols na competição nacional.
O encontro ampliou para sete pontos a vantagem do Glorioso na liderança do Brasileirão. O Verdão, que era o vice-líder, perdeu uma posição, foi ultrapassado pelo Grêmio e agora está a oito pontos da ponta da tabela.
As duas equipes têm compromissos internacionais no meio de semana. Enquanto os palmeirenses recebem o Bolívar, da Bolívia, pela Libertadores, na quinta-feira (29), para decidir a liderança do C da Libertadores, os botafoguenses, também em casa, enfrentam o Magallanes, do Chile, para assegurar a primeira colocação do grupo C da Copa Sul-Americana.
O Palmeiras teve mais posse de bola, chances criadas e oportunidades de ir para o intervalo em vantagem. Mas não tem Tiquinho Soares. Em uma das poucas chances do Botafogo no primeiro tempo, o artilheiro do Brasileirão aproveitou sobra na entrada da área, limpou Zé Rafael e soltou a bomba de perna esquerda para abrir o placar, aos 27 minutos. O Verdão teve a chance de pelo menos empatar, mas o gol marcado por Gustavo Gómez foi anulado por impedimento pelo árbitro de vídeo.
Em uma etapa de maior equilíbrio, o Botafogo conseguiu igualar as forças com o Palmeiras. No entanto, ficou mais perto de sofrer o empate. Mais efetivo no ataque, o Verdão chegou mais na área e teve a melhor chance aos 36 minutos, mas Raphael Veiga chutou para fora a cobrança de pênalti. Na base do contra-ataque, o Fogão quase ampliou com boas chegadas de Victor Sá e Luís Henrique, mas faltou capricho na finalização de ambos. Nos minutos finais, apesar da pressão palmeirense, o Botafogo conseguiu prender a bola no ataque, acalmar os ânimos e vencer mais uma no Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 0 X 1 BOTAFOGO
CAMPEONATO BRASILEIRO – 12ª RODADA
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data e hora: 25 de junho de 2023, às 20h (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
Assistentes: Rafael da Silva (FIFA/RS) e Kleber Lucio Gil (SC)
VAR: Rafael Traci (VAR-FIFA/SC)
Público e renda: 38.877 pessoas / R$ 4.160.197,59
Cartões amarelos: Abel Ferreira (Palmeiras); Tchê Tchê e Danilo Barbosa, Matheus Nascimento (Botafogo)
Cartões vermelhos: –
GOL: 0-1 Tiquinho Soares (27’/1T)
PALMEIRAS
Weverton; Mayke (Endrick, 43’/2T), Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael, Richard Ríos (Flaco López, 11’/2T) e Raphel Veiga (Jhon Jhon, 43’/2T); Artur (Bruno Tabata, 26’/2T), Rony e Dudu (Luís Guilherme, 26’/2T). Técnico: Abel Ferreira.
BOTAFOGO
Lucas Perri; Rafael (Di Plácido, 28’/2T), Adryelson, Victor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Danilo Barbosa, intervalo) e Eduardo; Junior Santos (Matías Segovia, intervalo), Tiquinho Soares (Matheus Nascimento, 38’/2T) e Victor Sá (Luis Henrique, 20’/2T). Técnico: Luis Castro.