Com a saída de Bruno Lage, o Botafogo já confirmou que Lucio Flavio assume a equipe de maneira interina pelo menos até o clássico com o Fluminense, que será disputado no próximo domingo (08), no Maracanã. Conhecido por sua passagem pelo clube, Lucio Flavio terá a oportunidade de mais uma vez ser o treinador do Botafogo, mas desta vez com a tarefa de buscar o título do Campeonato Brasileiro.
Quando atuava pelo clube, Lucio Flavio ficou quatro anos (entre 2006 e 2010) no elenco e foi comandado por alguns técnicos. Um desses é Ney Franco, que esteve a frente do Botafogo entre 2008 e 2009. Em entrevista exclusiva à Rádio Manchete, o treinador falou sobre o papel de liderança que já era exercido por Lucio Flavio nos tempos de jogador.
“O Lucio Flavio como atleta sempre exerceu uma liderança. Seja ela técnica ou comportamental. O Lucio Flavio sempre serviu de exemplo para os outros atletas por sua postura e personalidade. Sempre teve um nome enorme com a torcida do Botafogo e mostrava isso como um líder durante a semana. Teve um episódio de dificuldade financeira em 2008 e o Lucio sempre nos ajudou para não deixar os atletas perderem a concentração”, disse Ney Franco, também exaltando o perfil do novo treinador do Botafogo.
“Acho que o Lucio tem todo o perfil para ser um treinador de prateleira A do futebol brasileiro. Está muito bem capacitado e tem sua experiência como ex-atleta. O perfil dele de liderança também é muito importante. Então acho que ele vai ter uma grande oportunidade no Botafogo e alguns treinadores se formam com essa oportunidade. O Jair Ventura é um grande exemplo disso. Acho que o Lucio tem tudo para aproveitar esse momento e pode colocar no currículo um título de Campeonato Brasileiro”, avaliou Ney Franco.
Por já ter uma forte identificação com o Botafogo, Lucio Flavio pode também ter maior facilidade no trabalho de recuperação da equipe após cinco jogos sem vencer. De acordo com Ney Franco, a escolha da diretoria do Botafogo foi a ideal para este momento.
“Acho que essa identificação dele com o clube e com os torcedores é muito importante. Para o Botafogo ter essa pessoa para fazer a gestão do grupo é fundamental. Pelo que conheço dele, também deve ter uma boa relação com os líderes do elenco. Então acho que o Lucio Flavio vai conseguir fazer uma boa gestão nessa reta final. A tendência é que o Botafogo dê um salto de qualidade para confirmar o título”, concluiu Ney Franco.
O Botafogo segue na liderança do Campeonato Brasileiro com 52 pontos, sete a mais do que o Bragantino, que está na segunda colocação. De acordo com as contas da diretoria, 75 pontos seriam necessários para garantir o título na atual temporada.