Um barco de pesca utilizado como balsa, naufragou neste domingo (07) com cerca de 130 passageiros, na costa do norte de Moçambique e vitimou ao menos 96 pessoas.
Segundo as autoridades locais, citadas pela agência AFP, o acidente aconteceu após a embarcação ter problemas ao tentar chegar à ilha de Moçambique, na província de Nampula.
“Encontramos mais cinco (corpos) nas últimas horas, o que eleva o balanço a 96 mortos”, afirmou Silverio Nauaito, administrador da Ilha de Moçambique, onde aconteceu a tragédia.
Os serviços de emergência continuam procurando sobreviventes. “Os últimos corpos identificados são os de três crianças”, afirmou Nauaito.
A embarcação, sobrecarregada e na qual viajavam muitas crianças, seguia para a ilha quando afundou. A maioria dos passageiros tentava fugir do continente devido ao pânico causado pela desinformação sobre um surto de cólera, afirmou o secretário de Estado de Nampula, Jaime Neto.
Moçambique, um dos países mais pobres do mundo, registrou cerca de 15 mil casos de cólera e 32 mortes desde outubro devido a esta doença, transmitida pela água contaminada. A província de Nampula é uma das mais afetadas e registrou um terço dos casos.