Na tarde que marcou a despedida de Filipe Luís e Rodrigo Caio diante dos torcedores do Flamengo, o rubro-negro entrou no gramado do Maracanã com a missão de se manter vivo na luta pelo título brasileiro e confirmar a vaga na fase de grupos na Libertadores da América. Enquanto o Cuiabá chegou no Rio de Janeiro para confirmar a classificação para a Copa Sul-americana. Os gols de Luiz Araújo e Pedro na vitória por 2×1 diante do Cuiabá mantiveram o rubro-negro vivo na luta pelo título.
Empurrado pelo torcedor, o rubro-negro começou a partida em alta velocidade buscando gol desde os primeiros minutos da partida. Desse jeito, aos cinco minutos da etapa inicial, o time desceu pela direita em jogada com inicia por Varela, a bola sobrou na área para Pedro que serviu Gerson. O jogador se atrapalhou e a bola sobrou livre para Luiz Araújo marcar o primeiro com um belo chute de primeira.
A verdade é que o gol animou o Flamengo que seguiu acumulando boas oportunidades com Pedro, Luiz Araújo e Arrascaeta e foi pouco ameaçado pelo Cuiabá na primeira etapa. Aliás, a grande oportunidade do time do centro-oeste aconteceu apenas aos vinte e um minutos, quando Jonathan Cafu recebeu ainda no campo de defesa e arrancou em direção ao gol e só foi parado perto da grande área com um corte providencial do zagueiro Fabricio Bruno.
O segundo gol do Flamengo saiu quando o time já tinha ultrapassado a marca de 11 finalizações contra nenhuma do adversário. O detalhe é que aos 48 do primeiro tempo a bola saiu da esquerda e foi parar nos pés de Arrascaeta que cruzou para Pedro marcar de cabeça. Na pequena área, Pedro nem precisou sair do chão para fazer o gol no último lance do jogo.
O segundo tempo começou com a mesma pressão do Flamengo na busca pelo terceiro gol. Logo aos cinco minutos Everton Cebolinha chegou bem pela esquerda e bateu duas vezes. A primeira ficou no goleiro e a segunda oportunidade foi por cima do gol. Já a melhor chance do Cuiabá aconteceu logo em seguida, quando aos seis minutos da segunda etapa Raniele invadiu a área e caiu em lance com Pulgar. O árbitro Rodrigo Pereira marcou pênalti, mas revisou o lance no VAR e anulou a marcação após observar que não aconteceu contato entre os dois jogadores.
Aos 28 minutos do segundo tempo, Clayson recebeu dentro da área, furou a bola e o juiz viu pênalti de Varela. O árbitro foi ao VAR para confirmar a marcação. O próprio Clayson bateu e marcou diminuindo para o Cuiabá. Aos 35 minutos aconteceu um outro lance de muita emoção, o lateral Filipe Luís foi substituído por Ayrton Lucas e aplaudido por todos presentes no Maracanã.
Depois do gol o Flamengo se defendeu enquanto o Cuiabá buscava o empate. Aos 44 do segundo tempo foi a vez de Rodrigo Caio entrar em campo para fazer a sua última partida diante do seu torcedor. Durante o momento em que esteve em campo, o jogador conseguiu fazer uma boa jogada defensiva cortando o perigo.
Próximo Compromisso
Na 38ª rodada, o Flamengo encara o São Paulo no Morumbi enquanto o Cuiabá recebe o Athletico na Arena Pantanal. Vale lembrar que todas as partidas da última rodada do Campeonato Brasileiro acontecerão às 21h30.