A cidade de Duque de Caxias passou a fazer parte do Mapa do Turismo Internacional da Embratur. A iniciativa de incluir o município no mapa partiu da presidência da Embratur e foi apresentada à presidência da República na última semana.
O Mapa do Turismo Internacional Embratur identifica o perfil das cidades brasileiras com potencial para receber visitantes estrangeiros. Por meio disso a cidade passa a receber o apoio de políticas públicas de fomento ao turismo. O estudo, apresentado pela Embratur, destacou 23 cidades, de diversas regiões do Estado, com potencial turístico para receber o incentivo.
A cidade recebeu os destaque para as áreas de Preservação Natural: Entre os espaços que oferecem trilhas ecológicas e uma rica diversidade de fauna e flora, estão o Parque Natural Municipal da Taquara, Parque Natural Municipal da Caixa D´Água (primeira trilha sensorial da Baixada Verde), Reserva Biológica do Tinguá e Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela.
A tradicional Feira Livre no Centro de Duque de Caxias que ocorre aos domingos, e representa uma oportunidade para experimentar a cultura local e encontrar produtos regionais, como alimentos, roupas e artesanato. Atividades de Aventura: Voo cativo e atividades de aventura no Balão, voo livre e turismo ecológico. Além de Atrativos Culturais e históricos, Negócio, Comércio e muita Gastronomia.