O município de Bom Jesus do Itabapoana, recebeu a na Primeira Conferência Municipal de Educação Especial 2023, que abordou sobre a inclusão dos alunos nas instituições de ensino. O encontro foi dividido em dois momentos: O primeiro tema foi debatido sobre a inclusão de alunos considerados normais, envolvendo professores, pedagogos e demais profissionais da rede municipal. O outro momento abordado foi relacionado aos alunos portadores de alguma deficiência que, segundo a constatação, precisa se adaptar aos recursos criados para eles.
A conferência foi iniciada na quinta-feira (25), no Colégio Estadual Roberto Silveira. E contou com a participação de profissionais da educação do município de Bom Jesus do Itabapoana.
Com formação em Saúde Mental, a professora Helen Silvia abordou durante o primeiro momento, os obstáculos dos alunos portadores de deficiência no processo de adaptação escolar.
– São estes que precisam ser incluídos na vida dos colegas; já quem tem alguma deficiência precisa se adaptar aos recursos criados para eles, que são muitos hoje em dia – disse.
A segunda etapa foi desenvolvida na Escola Municipal Anacleto José Borges, na sexta-feira (26), com apresentação de dez temas selecionados pelo departamento pedagógico para trabalhos em grupos. Todos os professores tiveram a liberdade para cada escolher o assunto que mais lhe interessava. Na plenária final, cada representante de grupo apresentou as propostas, que poderão ser adotadas na aplicação da Educação Especial.
Alguns das muitas temáticas abordadas durante os dois dias de conferência foram: Gestão Escolar e Educação Inclusiva; O bullying nas escolas com alunos que apresentam necessidades especiais; O Capacitismo e os desafios das pessoas com deficiência; Processos de alfabetização de crianças com deficiência intelectual;Direito à Educação e Educação Especial na perspectiva Inclusiva; Práticas Pedagógicas Inclusivas na Escola Regular: o Planejamento Individualizado; A inclusão de crianças especiais na Educação Infantil; entre outras.
Durante o encerrmento da conferência o prefeito Paulo Sergio Cyrillo agradeceu o envolvimento e interesse dos educadores do município em participarem da discussão sobre essas temáticas.
– Quero agradecer a presença de vocês, que constroem o dia a dia das escolas de Bom Jesus; fazemos questão de não apenas dizer, mas de praticar, uma educação inclusiva, que está sempre em primeiro lugar em nossa administração. Quero agradecer a presença de vocês, que constroem o dia a dia das escolas de Bom Jesus; fazemos questão de não apenas dizer, mas de praticar, uma educação inclusiva, que está sempre em primeiro lugar em nossa administração – declarou o prefeito.