O Ministério Público do estado do Rio de Janeiro entrou na Justiça para que o município e a Câmara de Itaperuna alterem a nomenclatura da Rua Benito Mussolini.
A finalidade da ação é que nenhuma homenagem fascista, nazista ou violadora de Direitos Fundamentais seja atribuída a local público.
A Câmara Municipal de Itaperuna chegou a receber uma recomendação para que modificasse o nome da rua, já que é intolerável a homenagem a líderes de ideologias que preguem discursos de ódio, aniquilação de minorias e genocídio.
O MP requer ainda que o município e a Câmara Municipal de Itaperuna adotem, até o fim do mês de julho, as medidas necessárias para alterar a nomenclatura. Pede, ainda, que seja declarada, incidentalmente, a inconstitucionalidade do artigo da lei municipal que impede a alteração dos nomes de rua da cidade.
Benito Mussolini foi fundador e responsável pela ascensão do facismo na Europa. Depois de dar um golpe de estado, o ditador assumiu o governo italiano entre 1922 e 1943. Mussolini foi executado em 1945, após a derrota da Itália na Segunda Guerra Mundial.