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Morre Gil de Ferran, ex-piloto e bicampeão de Fórmula Mundial

Brasileiro também foi o campeão das 500 Milhas de Indianápolis

Nome conhecido do automobilismo mundial, o ex-piloto de Fórmula Indy Gil de Ferran faleceu na noite de ontem, sexta-feira (30), na Flórida, nos Estados Unidos. Bicampeão da Fórmula Mundial em 2000 e 2001, ele tinha 56 anos de idade e sofreu um infarto enquanto fazia um teste em um circuito privado.

Ferran testava um carro no circuito The Concours Club, em Opa-Locka, na Flórida, nos EUA, quando se sentiu mal e parou na entrada dos boxes. Foi levado para o hospital, mas não resistiu. Gil deixa a esposa, Angela, e os filhos Anna e Luke.

Nascimento na França e criação no Brasil

Embora se considerasse brasileiro, Gil de Ferran nasceu em Paris, na França, em 11 de novembro de 1967. O pai, Luc de Ferran, também francês, era engenheiro da Ford e trabalhava no desenvolvimento do Corcel em território francês.

Quando o pequeno Gil tinha apenas quatro anos, Luc, que já tinha trabalhado por décadas na Ford do Brasil, e a esposa Maria Lúcia, brasileira, optaram por voltar ao país,e o garoto foi criado na cidade de São Paulo. E foi na capital paulista que ele deu os primeiros passos no kart.

Nos monopostos, atuou na Fórmula 3000 entre 1993 e 1994, terminando o campeonato em quarto e terceiro, respectivamente. Os bons resultados o credenciaram a um teste com a equipe Arrows, que à época fora denominada Footwork graças a uma parceria com uma empresa japonesa homônima.

Acidente em motorhome tirou chances

Numa época em que já era comum a existência dos pilotos pagantes, de Ferran perdeu a vaga por uma situação inusitada. Testando na parte da manhã, ele fora o melhor dos postulantes à vaga para a equipe em 1995. E o piloto iria realizar mais testes na parte da tarde até que o surreal aconteceu.

Ao entrar no caminhão onde era o motorhome da equipe, Gil não prestou atenção na altura da entrada e bateu violentamente a cabeça na parte de cima da entrada. Ele não desmaiou, mas queixou-se de fortíssimas dores de cabeça, que estava bem ensanguentada. Com isso, o brasileiro não teve como realizar a segunda parte dos testes programados e acabou nunca mais sendo chamado para nada relacionado à Fórmula 1.

Ida para a Fórmula Indy e início da era vitoriosa

Em 1995, optou pela ida à Fórmula Indy e logo no primeiro ano conquistou a primeira vitória na categoria ao vencer o Grande Prêmio de Laguna Seca, pela equipe Jim Hall. Em 1997, pela primeira vez, disputou o título ao ser vice-campeão pela equipe Walker. O campeonato ficou com o italiano Alessandro Zanardi, da Chip Ganassi.

O primeiro título na Indy veio em 2000, na Penske. com duas vitórias e 168 pontos. Um ano depois, conquistou o bicampeonato também com duas vitórias e, desta vez, 199 pontos.

Em 2002, migrou junto com a Penske para a Indy Racing League (IRL). E foi nessa categoria que Gil conquistou o maior feito da carreira: a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. Na ocasião, o pódio foi todo brasileiro, com Hélio Castroneves (companheiro de equipe de Gil Na Penske) em segundo e Tony Kanaan, da Andretti-Green, em terceiro.

Chegada à Fórmula 1 como dirigente

Se como piloto, Gil de Ferran não conseguiu entrar na Fórmula 1, como dirigente ele estreou em 2005 como diretor esportivo da equipe British American Racing (BAR) na Fórmula 1. Além disso, o ex-piloto foi chefe da Honda na Fórmula 1 entre 2005 e 2007.

Desde 2017 estava na McLaren, onde começou como coach de Fernando Alonso nas 500 Milhas de Indianápolis. Em julho de 2018, Gil de Ferran assumiu o recém-criado cargo de diretor esportivo na McLaren. Em agosto de 2019, passou a cuidar do projeto da McLaren na Fórmula Indy, deixando o cargo no início de 2021.

Atualmente, Gil de Ferran vinha atuando como consultor da McLaren na Fórmula 1 durante o processo de reestruturação da equipe.