Com o final do Campeonato Brasileiro, a diretoria do Botafogo já começou a se planejar visando a reformulação do elenco para a próxima temporada. Alguns jogadores importantes devem deixar o clube, enquanto outros estão na lista de renovação e devem receber propostas nos próximos dias.
Inicialmente, apenas o lateral-direito Leonel Di Plácido deixou a equipe e retornou ao Lanús, clube com o qual tem contrato. O goleiro Lucas Perri e o zagueiro Adryelson devem ser os próximos a se desligarem do Botafogo, uma vez que os dois estão negociados com o Lyon, da França.
Agora o Botafogo trabalha internamente para buscar renovações e a prioridade é garantir a permanência do atacante Carlos Alberto, que está emprestado pelo América-MG. Lucas Fernandes e Diego Costa, que também estão com os seus vínculos no final, não devem permanecer para 2024.
Além de tentar garantir as peças importantes para a próxima temporada, a diretoria também vem mapeando o mercado e um dos alvos é o goleiro Santos, atualmente reserva no Flamengo. Com passagem pela Seleção Brasileira, o goleiro trabalhou com o técnico Tiago Nunes e tem uma boa referência por parte do treinador.
O Botafogo ainda trabalha com outros nomes e jogadores como Nikão, do Cruzeiro, Mastiani, do América-MG, e Marcelino Moreno, do Coritiba, já foram especulados. A expectativa é de que o Botafogo tenha reforços em todos os setores. O clube promete ser bastante agressivo no mercado e melhorar o elenco.
Classificado para a Pré-Libertadores, o Botafogo já terá o seu primeiro duelo no torneio continental entre os dias 20 e 22 de fevereiro. Até lá, a diretoria espera estar com a equipe definida para a temporada.