A equipe do Vasco anunciou um reforço de destaque para a próxima temporada do Novo Basquete Brasil (NBB). Marquinhos, um hexacampeão, único tri-MVP e o segundo maior cestinha da história da Liga, foi revelado na tarde desta quarta-feira. O ala teve uma breve passagem pelo clube carioca em 2003, quando tinha apenas 19 anos.
Anteriormente, Marquinhos jogava pelo São Paulo desde junho de 2021, onde conquistou o título do Paulista 2021 e da BCLA 2022, sendo também o segundo maior pontuador do NBB. Ele é considerado um dos maiores vencedores do basquete brasileiro, com sete títulos nacionais em seu currículo, incluindo uma Champions League das Américas. Ao longo de sua carreira, o ala conquistou mais de 20 títulos e também foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007 com a seleção brasileira.
O Vasco, que anunciou seu retorno ao NBB em maio deste ano, tem o objetivo de reviver seus dias de glória, que ocorreram no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. O Gigante da Colina ostenta dois títulos sul-americanos, duas Ligas Sul-Americanas e foi campeão do Campeonato Nacional masculino em 2000 e 2001. Em 1999, o clube chegou à final do McDonald’s Championship na Itália, onde enfrentou e perdeu para o San Antonio Spurs, o campeão da NBA, em um torneio equivalente ao mundial de clubes.