Maricá vai ganhar um campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) numa parceria da instituição com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). A disponibilização de cursos técnicos e mestrados no município é o fruto de trabalho conjunto entre as duas instituições, que já colaboram com os projetos Inova Agroecologia Maricá e Farmacopeia Mari’ká.
“O campus Avançado de Inovação Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro será implantado na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, uma propriedade da Codemar onde já é desenvolvida pesquisa e cultivo de plantas medicinais no projeto Farmacopeia Mari’ká”, explicou o professor João Araújo, responsável pelo projeto.
Na fazenda serão construídos pelo menos quatro laboratórios focados em fitoterápicos, inovação, insumo farmacêutico ativo e qualidade, além de salas de aula. O espaço receberá alunos de cursos de graduação técnicos e também de mestrado em agricultura orgânica.
Farmacopeia Mari’ká
A Fazenda Nossa Senhora do Amparo fica no bairro do Caju e conta com campos de cultivo, viveiro de mudas e estufas automatizadas onde são produzidas as plantas medicinais utilizadas pelo projeto Farmacopeia Mari’ká. O programa tem a missão de promover o uso de fitoterápicos na rede SUS de Maricá e também de abrir caminho para novos negócios na cidade, como fornecedora de insumos para a indústria farmacêutica e de cosméticos.
Para produzir plantas medicinais, o cultivo precisa ser totalmente orgânico, sem uso de agrotóxicos e outras substâncias que poderiam contaminar o medicamento. A Fazenda Nossa Senhora do Amparo foi a primeira da cidade a conseguir a certificação orgânica.