Maricá quer receber o ano de 2024 em grande estilo, com muitos shows e queima de fogos em 11 pontos da cidade, evitando que grande número de pessoas se concentre em um só lugar. Haverá ainda 19 atrações musicais e a queima de fogos terá duração de 15 minutos e com 40% menos barulho. Ou seja, serão 80 decibéis, tal como no ano passado. Visando reduzir a sensibilidade auditiva em crianças, idosos e nos animais.
Haverá palcos montados na Praça Tiradentes (Araçatiba), orla de Bambuí, Barra de Maricá (altura da Rua 13), Cordeirinho (altura da Rua 90), Itaipuaçu (Rua Um e 70 e Recanto), Jacaroá (Raquel Fonseca), orla do Parque Nanci, Ponta Negra (Rua Prefeito Arturzindo Rangel) e São José de Imbassaí (orla das Amendoeiras). Todos terão apresentações de artistas locais e dois shows, o primeiro começando às 20h30 e o segundo, a partir das 23h. Itaipuaçu terá três palcos (incluindo a Rua 70) com pontos de queima de fogos que, pela primeira vez, será realizada no Recanto.
Serão 11 agentes (entre efetivos e pessoal de apoio) da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária, além de oito viaturas no controle do tráfego, orientação a motoristas e nos bloqueios das principais vias de acesso e entorno dos pontos onde terá queima de fogos. A ponte da Barra será interditada por cinco minutos antes do espetáculo pirotécnico, voltando as ser liberada quando o show terminar.
As alterações nas vias acontecem no Parque Nanci (Av. dos Pombos, ruas Condor, Flamingos, das Graças, Canarinhos e das Águias); Itaipuaçu (Av. Beira Mar, ruas 37 e Professor Cardoso de Menezes; Cordeirinho (Av. Maysa e ruas 92 e 93); Ponta Negra (Rua Prefeito Arturzindo Rangel); Barra de Maricá (Rua 13 e Av. Maysa); Centro (Rua Álvares de Castro e Av. Prefeito Odenir Francisco da Costa). Como nos anos anteriores do Natal Iluminado, a Sectran também vai disponibilizar área de estacionamento em Araçatiba, no trecho entre a Rua 35 e o deck pôr-do-sol.
Segurança e ordenamento urbano
A Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional (Seop) vai atuar no dia 31 com 160 guardas municipais nas ações de fiscalização de trânsito e de ordenamento urbano nos pontos de queima de fogos da cidade. O planejamento conta ainda com o apoio de 622 câmeras de monitoramento, 58 viaturas, uma base móvel de monitoramento, além de dois reboques. Para reforçar a segurança na cidade, 150 vagas foram disponibilizadas a policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) para a operação réveillon.
A Secretaria de Transportes, por meio da Coordenadoria de Posturas, vai atuar no dia 31/12 com 69 agentes (entre efetivo e pessoal de apoio) na fiscalização dos ambulantes credenciados e coibir a presença de vendedores irregulares e a venda de bebidas em garrafas de vidro, oferecendo a troca dos recipientes.
Urgência e Emergência
Durante a virada de ano, o Hospital Municipal Conde Modesto Leal (Centro), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, a Unidade de Saúde 24h Santa Rita (Itaipuaçu) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) permanecem funcionando 24 horas por dia.
As equipes da Defesa Civil permanecem de prontidão 24 horas no centro operacional e podem ser acionadas pela população por meio dos telefones 199, 2637-1999 ou pelo WhatsApp (21) 97000-5782.
Programação do Réveillon de Maricá:
Araçatiba (Praça Tiradentes)
Jorginho Doug – 20h30
Grupo Tô Kerendo – 23h
Orla de Bambuí
Marianna Cunha – 20h30
Grupo Vai e Volta – 23h
Barra de Maricá (Praia, na altura da Rua 13)
Lara Zuzarte – 20h30
Moniquinha Ângelo – 23H
Cordeirinho (Altura da Rua 90)
Betinho Bahia & Ismayer Alves – 20h30
Jô Borges – 23h
Orla do Parque Nanci
Douglas Kali – 20h30
Bruna Mandz – 23h
Ponta Negra (Rua Prefeito Arturzindo Rangel)
Baby do Cavaco – 20h30
Amanda Dilva – 23h
São José de Imbassaí (Orla das Amendoeiras)
Oh Sorte – 20h30
Kontagiô – 23h
Itaipuaçu (Rua Um)
Rafael Caçula – 23h
Itaipuaçu (Recanto)
Boguinha – 23h
Itaipuaçu (Rua 70)
Tátudoemcasa – 23h
Orla de Jacaroá
Raquel Fonseca – 23h