Maricá está empenhada em cuidar e promover o bem-estar psíquico da população. Durante a campanha de conscientização sobre a saúde mental, o Janeiro Branco, as Unidades de Saúde da Família (USF) e outros serviços da rede estão promovendo ações voltadas à área, como rodas de conversa, salas de espera temáticas, dinâmicas em grupo e outras atividades lúdicas, com o propósito de aproximar as discussões e ações que visem o cuidado, a prevenção e a promoção da saúde mental, combatendo o estigma associado a essas questões.
Além disso, o município conta com uma Rede de Atenção Psicossocial (Raps) completa, que inclui diversos serviços, chamados de pontos de atenção, que formam uma rede de cuidados para as pessoas com transtornos mentais e problemas em decorrência do uso de drogas, incluindo também os familiares nos cuidados. A assistência em saúde mental começa na Atenção Primária, representada pelas 27 USF, e vai até a Urgência e Emergência, com o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, sendo a retaguarda à crise dos usuários.
Nas USF, há equipes multiprofissionais com psicólogo, enfermagem e psiquiatra, que atuam por distritos e acolhem casos moderados relacionados à saúde mental. Além disso, nos Centros de Atenção Psicossocial 3 (Caps 3), Infantojuvenil (Caps i) e Álcool e Outras Drogas (Caps AD), são atendidas pessoas com quadros graves e persistentes por demanda espontânea (livre procura) ou encaminhamento de outros serviços.