A Prefeitura de Maricá acaba de lançar uma ferramenta fundamental para ampliar a segurança dos cerca de 28 mil alunos da rede de ensino do município. Trata-se de um aplicativo de celular que funciona como um botão de emergência interligado ao Centro de Operações de Maricá (Comar), que permite que os diretores das 68 unidades de ensino acionem o órgão em apenas cinco segundos.
A partir do recebimento da solicitação, o Comar pode acionar imediatamente a Guarda Municipal, Polícia Militar, SAMU, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros com mais agilidade.
“Com o aplicativo de emergência, as diretoras já estão acionando o Comar em casos de necessidade, tornando possível um apoio às escolas de forma muito mais ágil. Ao acionar o botão, a escola consegue entrar em contato direto com os órgãos operacionais, tanto de segurança pública quanto de emergência, só que com mais mobilidade por ser pelo celular na palma da mão”, explicou secretário do Comar, Victor Silveira.
A medida preventiva foi desenvolvida a partir da ideia da instalação dos tótens do projeto Olhar Digital, presentes em 20 pontos estratégicos de Maricá, tais como praças e outras áreas de circulação. Todos os tótens também contam com botões de acionamento emergencial para auxiliar a população.
“O aplicativo aumenta a sensação de segurança à comunidade escolar, pois diante de qualquer situação de ameaça na escola, os seus agentes podem lançar mão desse instrumento importante que permitirá uma resposta imediata ao problema”, afirmou o secretário de educação, Marcio Jardim.
Diretora geral do CEPT Professora Zilca Lopes da Fontoura, Karina Moraes falou sobre a experiência do novo serviço e da segurança que está proporcionando para a comunidade escolar.
“Ele traz uma segurança porque é a certeza do pronto-atendimento, independente de qual seja a situação. Todas as vezes que nós utilizamos demorou menos de 15 minutos. Hoje, por exemplo, um aluno machucou o joelho, deslocou a patela e o SAMU chegou muito rápido. A gente entra em contato com o Comar e eles fazem a triagem para poder direcionar ao órgão específico. É muito rápido o atendimento. O que me deixa muito satisfeita é também o pós-atendimento, porque depois de um tempo, eles retornam para o telefone que fez o contato para saber se foi feito tudo certo no atendimento. Isso passa muita segurança para a gente”, disse a diretora