Nesta manhã de sexta-feira (18), a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal estão executando sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão contra membros e ex-membros destacados da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal.
A Operação Incúria é decorrente da denúncia do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR, que foi apresentada nesta semana ao Supremo Tribunal Federal e é conduzida pelo subprocurador Carlos Frederico Santos. De acordo com a PGR, a alta hierarquia da PM suprimiu medidas para conter a vandalização das sedes dos Três Poderes, justificando tal inação pelo alinhamento ideológico com os manifestantes golpistas. A Corregedoria da PM informou que está acompanhando o desdobramento do caso. Os indivíduos visados nesta operação são os seguintes oficiais:
– Coronel Klepter Rosa Gonçalves (atual comandante-geral da PM do DF; imagem disponível);
– Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues;
– Coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra;
– Coronel Jorge Eduardo Naime;
– Major Flávio Silvestre de Alencar;
– Tenente Rafael Pereira Martins.
Todos eles enfrentam acusações que envolvem a prática de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, degradação de patrimônio protegido e violação da Lei Orgânica e do Regimento Interno da PM.