Na última segunda-feira, dia 14, o Hospital Veterinário Público de Resende completa mais um ano em atividade e são muitos os motivos para comemorar. Três anos depois de ser inaugurada, a unidade, que foi a primeira pública do Rio de Janeiro e uma das primeiras do Brasil, continua ganhando melhorias e aprimorando ainda mais os cuidados com cães e gatos.
– O Hospital Veterinário foi um compromisso que firmamos ainda em campanha e que, como fruto de muito trabalho e dedicação, conseguimos tornar uma realidade em 2020. Hoje, é um orgulho imenso saber que Resende tem esse pioneirismo no estado e que se tornou referência em todo o país nesse serviço de amor e carinho com a vida animal. A gestão municipal tem uma atenção especial com a saúde e muitas unidades de saúde foram transformadas, com melhor estrutura, tecnologia e eficiência para nossa população. E com isso, os pets também ganharam essa atenção. Hoje, Resende é um município que cuida das pessoas e dos animais – lembrou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
De acordo com o diretor do Hospital Veterinário, Felipe Quinane, o hospital continua recebendo investimentos e sendo tratado com a mesma seriedade e importância dos primeiros meses de funcionamento. Segundo ele, o balanço da unidade até aqui continua muito positivo. Segundo dados da direção, foram realizados 83 mil atendimentos, além de 5 mil internações, 6 mil ultrassonografias. 20 mil exames de raio-x e 4 mil cirurgias de média e alta complexidade.
Recentemente, os maiores esforços da gestão municipal foram pela otimização dos processos realizados no hospital através de tecnologia e equipamentos, como é o caso das lavadoras e secadoras que foram adquiridas em 2022. Desde a fundação, chegaram também novas bombas de infusão, utilizadas para administrar medicamentos nas vias venosas; analisador bioquímico automático, possibilitando o aumento no volume de exames diários realizados; monitores multiparâmetros, que possibilita monitorar o estado de saúde e os aspectos fisiológicos dos animais. Além disso, o trabalho desenvolvido no Hospital Veterinário, inclusive, ganhou um importante aliado com a criação da primeira Farmácia Veterinária pública do país.
– Termos o hospital aqui na cidade e ainda a farmácia veterinária, ambos públicos, permite que todas as pessoas possam prestar cuidados de saúde com os animais. O que tínhamos até então eram pessoas que não tinham condições financeiras de fazer esse cuidado. O animal adoecia e não recebia os cuidados. Hoje, esse tutor tem o hospital e a farmácia para recorrer – disse o secretário municipal de Saúde, Jayme Neto.
A referência do serviço prestado através do Hospital Veterinário já está gerando reflexos em todo o estado. Isso porque foi protocolado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro pelo deputado estadual Tande Vieira, o projeto de lei 83/2023, que prevê o atendimento gratuito 24 horas para cães, gatos e outros animais domésticos através de hospitais veterinários em todo o estado. Com isso, o Hospital Veterinário de Resende servirá de modelo para outros municípios.
O Hospital Público Veterinário fica na Morada da Colina, próximo à Área de Exposição e funciona 24 horas. A unidade oferece atendimento clínico, exames laboratoriais de sangue, citologia, urina, raio-x, eletrocardiograma, ultrassonografia, além de cirurgias de média e alta complexidade, curativos e castrações.
O atendimento é feito exclusivamente para moradores de Resende, que devem apresentar comprovante de residência e documento de identificação no momento do atendimento do animal.