Ouça agora

Ao vivo

Vasco e Inter fazem ação contra racismo em São Januário pelo Brasileirão
Destaque
Vasco e Inter fazem ação contra racismo em São Januário pelo Brasileirão
Alexandre de Moraes decide manter a validade da delação de Mauro Cid
Brasil
Alexandre de Moraes decide manter a validade da delação de Mauro Cid
Rio aprova lei para proteger e reintegrar vítimas de trabalho escravo
Destaque
Rio aprova lei para proteger e reintegrar vítimas de trabalho escravo
PF indicia Bolsonaro e mais 36 em inquérito sobre tentativa de golpe
Brasil
PF indicia Bolsonaro e mais 36 em inquérito sobre tentativa de golpe
Festival Botecar chega ao Rio de Janeiro com variedade de petiscos criativos
Destaque
Festival Botecar chega ao Rio de Janeiro com variedade de petiscos criativos
Guapimirim celebra o ‘Fantástico Natal de Guapi’ com atrações mágicas e inclusivas
Baixada Fluminense
Guapimirim celebra o ‘Fantástico Natal de Guapi’ com atrações mágicas e inclusivas
Shopping Nova Iguaçu tem 300 vagas de emprego temporárias
Nova Iguaçu
Shopping Nova Iguaçu tem 300 vagas de emprego temporárias

Mais de 21 mil garrafas plásticas foram neutralizadas na RIW pelo público

O objetivo é incentivar a conscientização do público sobre o consumo do material, estimular a circularidade na cadeia produtiva, reduzir a poluição nos oceanos e garantir a rastreabilidade do resíduo coletado
Foto: Divulgação

A Plastic Bank, empresa que fortalece o movimento de Reciclagem Social e ajuda a impedir que o plástico polua os oceanos, compensou mais de 21 mil garrafas plásticas na Rio Innovation Week. A iniciativa permitiu neutralizar a pegada plástica do público do evento. O objetivo é incentivar a conscientização do público sobre o consumo do material, estimular a circularidade na cadeia produtiva, reduzir a poluição nos oceanos e garantir a rastreabilidade do resíduo coletado.

A Plastic Bank realizou a coleta de garrafas plásticas no evento desde a primeira edição. A ação ‘Stop 50’, desenvolvida em parceria com a organização Clean Up The World, compensou a pegada de 50 garrafas plásticas por pessoa registrada no estande da Plastic Bank. Todos os participantes receberam um certificado pela contribuição.

Além da iniciativa, no evento, o diretor de operações da Plastic Bank no Brasil, Miguel Paranaguá, compartilhou mais detalhes sobre o trabalho da empresa em uma palestra sobre Reciclagem Social, que aconteceu no palco de sustentabilidade do Clean Up The World.

– A Reciclagem Social é uma inovação, a partir do momento em que transformamos o plástico em uma moeda de troca para aliviar a pobreza e salvar o oceano, usando a tecnologia blockchain para garantir rastreabilidade e transparência. Queremos que as empresas percebam como é importante estarem conectadas a uma iniciativa como essa, que fortalece uma economia regenerativa e garante que o impacto chegue no primeiro elo da cadeia de reciclagem, que costuma ser o mais desfavorecido.

Fundada em 2013 no Canadá, a Plastic Bank é uma empresa social que vislumbra um mundo sem resíduos, capacitando o movimento de Reciclagem Social para transformar o plástico em uma moeda de combate à pobreza e fomentar a economia circular. Por meio do trabalho, os coletores recebem uma bonificação por quilo de material plástico entregue em um ponto de coleta associado à empresa, possibilitando um aumento de renda de até 40%. O material beneficiado é transformado no chamado “Plástico Social”, que pode ser reintegrado em novos produtos e embalagens como parte de uma cadeia circular de suprimentos.

Na RIW, todo o plástico coletado para compensação foi registrado no sistema em blockchain da Plastic Bank, o que possibilita a rastreabilidade do material. Além do Brasil, a ação ‘Stop 50’ já foi realizada na Alemanha, na Áustria e no Canadá.

– Durante a Rio Innovation Week, engajamos o público sobre a importância da reciclagem e a necessidade de reduzir o uso de plástico. Ao longo do evento, conseguimos muitos cadastros que possibilitaram a neutralização do plástico, além de mostrar o benefício e a importância da circularidade do material para sociedade e para os membros que participam da cadeia de reciclagem – comentou Miguel Paranaguá.

No Brasil, a Plastic Bank já reciclou cerca de 5 milhões de quilos de plástico, volume que equivale a mais de 250 milhões de garrafas plásticas. A empresa também opera na Indonésia, nas Filipinas, no Egito, em Camarões e na Tailândia (os dois últimos sob um modelo de licença), tendo recuperado mais de 98 milhões de quilos de plástico – o equivalente a mais de 4,9 bilhões de garrafas plásticas – em todo o mundo desde o início das operações.

Sobre a Plastic Bank

Plastic Bank visualiza um mundo sem desperdício. Fortalecemos o movimento de Reciclagem Social que combate o plástico nos oceanos e ajuda a aliviar a pobreza. Nossas comunidades de coleta utilizam resíduos plásticos como moeda ao trocar o material, garantindo renda extra e benefícios que melhoram a qualidade de vida. As trocas são registradas por meio de uma plataforma própria protegida por blockchain, que possibilita a coleta rastreável, garante a renda e verifica os relatórios. O material coletado é processado em matéria-prima Plástico Social®️ para reutilização em produtos e embalagens.