Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), aproximadamente 1,5 milhão de brasileiros possuem mais de um plano de saúde, o que corresponde a 2,8% do total de beneficiários. Dentro desse grupo, a maior proporção está nas faixas etárias de 31 a 40 anos, representando 21% entre os adultos, e na faixa de 0 a 10 anos, com 16,6% entre as crianças. Também se destacam as faixas etárias de 41 a 50 anos (13%) e 51 a 60 anos (12,5%).
As principais razões que levam brasileiros a terem mais de um plano de saúde são: múltiplos empregos, possibilitando o acesso a diferentes benefícios oferecidos por cada empregador; os que possuem um plano de saúde fornecido por sua empresa e, adicionalmente, são dependentes do plano de saúde de seu cônjuge ou de um membro da família; e crianças que dependem de seus pais ou familiares e que estão vinculadas aos planos de saúde de cada responsável.
Em uma pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 2022, revelou que o aumento do registro de planos de saúde foi impulsionado principalmente pelas adesões de planos empresariais. O setor de planos de saúde encerrou o ano de 2022 com aproximadamente 50,5 milhões de beneficiários, o que representa o maior contingente registrado desde dezembro de 2014.