Policiais militares de diversos batalhões realizam, na manhã desta terça-feira (17), operações em 11 comunidades das zonas Norte e Oeste, além da Baixada Fluminense. Segundo a Polícia Militar (PM), até o momento, não há informações sobre prisões, apreensões ou confrontos em nenhuma das ações.
Na Zona Oeste, o 18° BPM (Jacarepaguá) está atuando na comunidade Cidade de Deus com o propósito de coibir a atividade de criminosos e remover barreiras que obstruem as vias locais, colocadas pelo tráfico. Além disso, eles também estão focados em combater roubos de veículos nas entradas da comunidade. Na Zona Norte, o 9° BPM (Honório Gurgel) está realizando operações nas comunidades Faz Quem Quer, Congonha, Cajueiro e Jorge Turco. Ao mesmo tempo, o 16° BPM (Olaria) está presente em Quitungo e Guaporé, em Brás de Pina. Em ambas as regiões, o objetivo é reprimir atividades criminosas e prevenir roubos de veículos.
Por outro lado, o 15° BPM (Duque de Caxias) está conduzindo uma operação nas comunidades Sapinho, Marquesa de Santos, Jaqueira, Cacareco e Sossego, na Baixada Fluminense, onde também não foram reportadas prisões, apreensões ou confrontos. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a Clínica da Família (CF) Lourival Francisco de Oliveira, na Cidade de Deus, suspendeu suas atividades devido à operação na região. No entanto, o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land e a CF José Neves continuam atendendo à população, com exceção das atividades externas, como visitas domiciliares, que estão temporariamente suspensas. A Secretaria Municipal de Educação informou que as escolas da Cidade de Deus e do Complexo da Maré tiveram o horário de entrada adiado devido às operações policiais em curso nessas localidades.