A cidade de Macaé promoveu neste sábado (30), o Dia D de combate ao Aedes aegypti, movimentando vários pontos de Macaé. Com o lema “Eu não deixo a dengue entrar aqui”, o objetivo é intensificar as ações de prevenção às arboviroses, como dengue, chikungunya e zika vírus.
Os locais que receberam a ação foram alvos de elogios de moradores dos bairros e visitantes. Na Feirinha da Roça, no Centro, uma Tenda Educativa foi montada na Rua Manoel Joaquim dos Reis. A ação educativa contou com abordagem e entrega de informativos para feirantes e frequentadores.
O morador da Praia Campista que foi comprar frutas foi um dos que recebeu orientação. “Minha mãe teve dengue, e com a proximidade do verão temos que ficar mais atentos. Ações como estas são válidas”, contou.
Da mesma opinião foi a moradora da Riviera Fluminense Lena Silvestre. “ Fiz questão de saber as dicas dos cuidados quanto à dengue”, falou.
A Praça Arlindo Mourão, Aroeira, Escola Municipal Generino Teotônio de Luna, Virgem Santa e na Associação de Moradores Visconde de Araújo – Praça da Igreja Santo Antônio, também receberam ações. A Tenda Educativa montada pela equipe atraiu a garotada e familiares, além da entrega de folderes, apresentação de cartazes, também foram destacados jogos e uma lupa para observar animais peçonhentos como aranhas, escorpiões e serpentes, que fazem parte da atuação da equipe da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.
O espaço também recebeu neste sábado atividades esportivas e culturais como Capoeira, Jiu Jitsu, Ginástica, Futebol de Quadra, Futmesa, Golzinho e outros. Já no Shopping Plaza, aconteceu abordagem e conscientização com foco nos lojistas, colaboradores e público em geral.
Outros pontos foram a Lagoa de Imboassica, Igreja Evangélica Visão e Fé, na Nova Holanda e Parque Aeroporto, com panfletagem e visita domiciliar. No Jardim Esperança, na Empresa Drill Maxter, foi realizada uma visita guiada e roda de conversa e inspeção com os funcionários. Já na UBS Lagomar e adjacências, roda de conversa, abordagem e panfletagem. No bairro, a Escola Municipal Paulo Freire também recebeu o Dia D. O Hospital do Trapiche recebeu conscientização na sala de espera e roda de conversa.