Luiz Felipe Scolari está valorizado no mercado da bola após bom trabalho à frente do Atlético-MG na Série A do Campeonato Brasileiro. Embora tenha contrato com o clube até o fim da próxima temporada, o campeão mundial de 2022 pode voltar a comandar uma seleção.
A Rede MRio de Rádio apurou que Felipão é um dos nomes cotados para assumir a seleção peruana. A equipe está sem técnico após Juan Reynoso ser demitido devido a má campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
O interesse em Felipão, no entanto, não é de hoje. Antes mesmo do desligamento de Juan Reynoso, a Federação Peruana de Futebol já especulava o técnico do Galo. Luiz Felipe Scolari foi citado juntamente com outros dois técnicos brasileiros: Mano Menezes e Paulo Autuori.
Nas últimas seis Copas do Mundo, Felipão esteve em três delas: 2002 e 2014 com a seleção brasileira. Além disso, comandou o time nacional de Portugal em 2006. Nesse ínterim, conquistou o Mundial de 2002 que foi disputado na Coréia do Sul e Japão.
Ainda segundo apurou a reportagem, Luiz Felipe Scolari tem contrato com o Atlético-MG até dezembro de 2024. Apesar da sondagem, ele pretende cumprir até o fim seu acordo com a equipe de Belo Horizonte.
“O Galo tem um ambiente que eu só encontrei em quatro, cinco times na carreira. Poucos times tem esse ambiente. Ano que vem estaremos melhor, para conseguir o que a torcida do Galo deseja com maior ênfase. Estaremos prontos”, disse em recentre entrevista coletiva.
Vale ressaltar que Felipão é alvo constante de seleções sul-americanas. Antes de acertar com o Galo, no entanto, o treinador chegou a receber sondagens para comandar as seleções do Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Venezuela.
Luiz Felipe Scolari, entretanto, não demonstrou interesse em deixar o futebol brasileiro. Na época das sondagens, o experiente treinador exercia o cargo de coordenador de futebol do Athletico Paranaense.
Números de Felipão pelo Galo: 31 jogos, 14 vitórias, 8 empates, 9 derrotas e 53,7% aproveitamento. Foram 39 gols marcos e 26 sofridos. O time foi 3° colocado no Campeonato Brasileiro e conseguiu vaga direta na Copa Libertadores da América.