A Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, faz ao longo desta semana limpeza de vegetação nas encostas sobre o emboque do Túnel Geólogo Enzo Totis, em Jacarepaguá, Zona Oeste. O serviço é feito por uma empresa especializada em técnicas de rapel e acontece no período da noite, das 22h às 5h do dia subsequente. Para isso, o trânsito na pista sentido Fundão está sendo totalmente interditado. O desvio é feito por meio de uma faixa reversível implantada na pista sentido Barra da Tijuca entre o acesso 1, Avenida Geremário Dantas, até a altura do Túnel Suíça Carioca, também em Jacarepaguá.
No mesmo horário, a concessionária faz pavimentação asfáltica para proporcionar uma superfície lisa e segura. Uma faixa de cada sentido ficará interditada para a “operação tapa-buraco”, que acontece da Cidade de Deus ao viaduto Oswaldo Cruz, na Maré. A Lamsa também fará limpeza de drenagem nos rios que cortam a via expressa. O procedimento visa a remoção de resíduos com o objetivo de prevenir o transbordamento, especialmente nos períodos com fortes chuvas na cidade. Serão feitas ainda podas de árvores e varrição mecanizada em toda a extensão da Linha Amarela.
Durante os serviços, equipes do Centro de Controle de Tráfego da Lamsa estarão monitorando as atividades e, sempre que necessário, farão ajustes que garantam a fluidez ao tráfego. Pela manhã, haverá roçada para a conservação de canteiros, sem necessidade de bloqueios. As ações reforçam o compromisso da concessionária com os cerca de 120 mil motoristas que, em média, passam pela praça do pedágio. O cronograma de manutenções poderá ser ajustado, sem aviso prévio, em caso de chuva na cidade.