A Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, espera um aumento de 5% no volume de tráfego da via expressa durante o primeiro fim de semana da Bienal do Livro Rio 2023. Entre hoje (01/09) e domingo (03/09) são esperados cerca de 420 mil veículos na via.
Para atender a esse volume, a concessionária disponibiliza cerca de 47 colaboradores por turno. Haverá reforço nos serviços de atendimento mecânico e ambulâncias em toda a via expressa. A Lamsa também exibirá mensagens nos painéis sobre condições de trânsito e meteorológicas na pista, direção responsável e manutenção mecânica preventiva.
Controladores de tráfego atuarão na via para garantir ajustes necessários frente ao incremento no tráfego. Para que os motoristas possam se programar em relação ao melhor momento para pegar a estrada, a previsão de tráfego nos três primeiros dias do evento é apresentada a seguir:
– Sexta-feira (01/09): tráfego intenso das 16h às 19h;
– Sábado (02/09): tráfego intenso das 17h às19h;
– Domingo (03/09): tráfego intenso das 17h às19h.
Os condutores podem ainda optar pelo uso de tags para passagem pelo pedágio pelas pistas automáticas, ganhando tempo em sua viagem. A pista automática é exclusiva para veículos com tags válidas instaladas obrigatoriamente no para-brisa. Para que a via continue com uma travessia mais rápida, é fundamental que os usuários estejam com a tag válida e só acessem a pista expressa desta forma. Caso o dispositivo não esteja funcionando, o pagamento da tarifa deverá ser realizado nas cabines manuais em dinheiro, por aproximação com dispositivos com a tecnologia de NFC, e com cartões de débito e crédito.