O Flamengo informou na manhã desta segunda-feira as lesões de Arrascaeta e Luiz Araújo. Ambos foram diagnosticados com problemas no bíceps femoral da perna esquerda. A dupla é dúvida para a final da Copa do Brasil contra o São Paulo.
As lesões são similares e ambas são consideradas graves. Tanto Arrascaeta quanto Luiz Araújo foram diagnosticados com lesões de grau 2 para 3. O departamento médico prevê uma recuperação de quatro a seis semanas. Assim, a dupla pode ficar fora dos dois jogos contra o São Paulo, marcadas para 17 e 24 de setembro.
Esta é a terceira lesão de Arrascaeta em 2023. O uruguaio já desfalcou o Flamengo em 12 jogos no ano por problemas médicos. Em março, a lesão foi no adutor da coxa esquerda (9 jogos fora). Em maio, o problema foi no músculo posterior da coxa direita (3 jogos fora).
Para entender um pouco melhor sobre a lesão, conversamos com o fisioterapeuta Fábio Marcelo com experiência em lesões no esporte
Fábio, qual a lesão mais comum em jogadores de futebol?
- A gente observa que a prevalência em atletas, sobre tudo, jogadores de futebol, ocorre em lesões musculares, sendo a coxa a área mais afetada.
E os casos recentes de Arrascaeta, Luiz Araújo e o Vini Jr, lesões no bíceps femoral, qual a importância desse musculo para um jogador de futebol?
- É muito ressaltar que o corpo, funciona como um sistema de músculos, articulações e ossos. Isso interligado por vários fatores e comandado pelo cérebro. O bíceps femoral é o musculo que mais paga a conta nos déficits musculares ou dos desequilíbrios musculares. Toda execução de uma atividade ela requer um aprendizado ou um reaprendizado quando a pessoa tem uma deficiência, quando a pessoa tem uma lesão ou não. A importância desse musculo é que ele tem função dupla, ele acelera e desacelera.