Os moradores do Jardim Paraíso, em Nova Iguaçu, vão aprender mais sobre a prevenção contra a dengue. Nesta quarta-feira (28), das 10h às 12h, a ação “Saneamento é Saúde”, promovida pelo setor de Trabalho Social da Cedae, vai abordar técnicas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A atividade vai ser realizada no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Águas de Guandu.
Aberta ao público, a palestra será apresentada pelo biólogo Elton Ataide, que vai orientar sobre a importância da limpeza de caixas d’água, eliminação de focos de água parada e outras medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito. O especialista também vai falar sobre os principais sintomas da doença e quais cuidados devem ser tomados ao identificar possíveis sinais de infecção.
O evento faz parte do Programa de Desenvolvimento Socioterritorial, elaborado e conduzido pelo setor de Trabalho Social em regiões onde a Cedae atua. O CRAS fica em área próxima às obras do Novo Guandu, Estação de Tratamento de Água (ETA) que vai reforçar o abastecimento da Baixada Fluminense, e do reservatório Novo Marapicu, que será o maior do Estado, com capacidade de armazenar 55 milhões de litros de água.
– Realizamos esse trabalho de conscientização desde 2016 e, frente à atual epidemia de dengue, nosso objetivo é intensificar os esforços para combater a propagação da doença e reduzir a incidência de novos casos de dengue na região. Queremos que os moradores sejam capazes de adotar medidas preventivas assertivas, reconhecer os sintomas e agir de forma adequada em caso de suspeita – pontuou Priscila Sia, Assistente Social da Cedae.