Entre abril e novembro de 2023, as operações conjuntas do Ministério Público do Rio (MPRJ) e da Polícia Militar no combate ao jogo do bicho resultaram na apreensão de 2,9 mil máquinas caça-níqueis e na prisão de 386 indivíduos. As informações foram obtidas por meio do programa Disque Denúncia.
Além das apreensões, foram confiscados R$ 117.613,45 em espécie, juntamente com 32 celulares, 53 máquinas de cartão e 40 impressoras.
Fábio Corrêa, coordenador do Grupo de Atuação Especializada e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRJ, explicou que essa diligência faz parte de uma série de ações sistêmicas destinadas a coibir práticas ilegais, como jogos de azar, jogos eletrônicos, comércio ilegal de cigarros, e outras atividades associadas a organizações criminosas, popularmente conhecidas como “jogo do bicho”.
Ele ressaltou que o trabalho conta com o apoio da central de atendimento especializada em receber denúncias sobre atividades criminosas. “O Disque Denúncia tem extrema importância na captação das denúncias, indicando locais de bingo”, afirmou.