Começou nesta segunda-feira (7) a edição 2023 dos Jogos Estudantis de Angra dos Reis (JEAR). Neste ano, mais de 3.000 atletas vão competir em sete modalidades, representando 38 escolas das redes pública municipal e estadual, além de particulares. Serão mais de 800 partidas disputadas até o próximo dia 25 de agosto.
A abertura oficial dos JEAR, no Estádio Municipal Jair Toscano de Brito contou com a presença de mais de 300 pessoas, incluindo alunos e seus familiares, profissionais de educação, dirigentes escolares e árbitros.
A cerimônia começou com o tradicional desfile das escolas, ao som dos cantos de apoio das torcidas que tomaram conta das arquibancadas. Um dos pontos mais marcantes foi o acendimento da pira que, assim como nas grandes competições, transmite o verdadeiro espírito esportivo para os competidores e torcedores.
– A abertura é muito importante, pois permite que seja transmitida e ensinada a imagem da boa conduta esportiva para os aletas participantes. Em 2023, além de participar do vôlei de quadra, tive a oportunidade de acender a tocha dos jogos, sendo um momento muito marcante para mim – afirmou Alana da Conceição, aluna do 9º ano do Centro Educacional Inácio Medeiros (CEIM).
Para destacar a importância do respeito entre os atletas, uma das alunas recitou o Juramento do Atleta, destacando os deveres dos competidores durante os JEAR.
– A competição é fundamental para os alunos, possibilitando diversos aprendizados, como a colaboração, respeito às regras e ainda ajudam eles a terem uma vida mais saudável – disse Renata Ferreira, auxiliar de direção da Escola Municipal Charles Dickens.
Nesta segunda, foram realizadas as primeiras disputas dos jogos, com o tênis de mesa sub 13 (masculino e feminino). A programação continua na terça-feira, com as competições de tênis de mesa sub 17 (masculino e feminino). Todo o cronograma dos jogos pode ser conferido no calendário esportivo de Angra dos Reis e nas redes sociais da Prefeitura de Angra.