Chegaram na madrugada desta quinta-feira (12), 214 brasileiros que estavam em Israel durante a guerra do país do Oriente Médio contra o grupo terrorista do Hamas. O segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou a Base Aérea do Galeão, na Zona Norte da cidade, às 2h40, depois de 14 horas de viagem.
O avião KC-30 (Airbus A330 200), que decolou às 12h30 de Tel Aviv, trouxe de volta ao país os brasileiros que ficaram retido na cidade de Jerusalém, em Israel, após o início da guerra com o Hamas.
Em coletiva de imprensa, o Itamaraty informou que idosos, grávidas e crianças são os três grupos prioritários no processo de repatriação. O voo que chegou nesta madrugada também trouxe três gatos e um cachorro.
Segundo o Itamaraty, os brasileiros que desejam deixar Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.
Os primeiros 40 passageiros vindos em um jato da FAB de Israel chegaram ao Rio às 8h40 desta quarta (11). Tão logo desembarcaram em um C-99 Condor na Base Aérea do Galeão, ajoelharam-se na pista ao lado de uma bandeira do Brasil.
O grupo de cariocas estava no voo que pousou em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11).
Outro grupo com cem brasileiros que ficaram presos em um hotel desembarcou na tarde desta quarta-feira (11), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador. Os passageiros – a maioria membros de uma igreja – relataram alívio de estarem de volta.
Até domingo (15), outros cinco voos devem sair do país para o resgate de brasileiros que estão na região, segundo o Itamaraty.