O iOS 17, nova versão do sistema operacional do iPhone (iOS) foi anunciado oficialmente nessa segunda-feira (5) durante a WWDC 2023, conferência internacional para desenvolvedores da Apple. Em sua nova versão, o software vai ganhar alguns upgrades como mais opções de personalização, maior facilidade na criação de figurinhas e até mesmo novos apps, como o Journal, que funciona como uma espécie de diário virtual.
O sistema operacional ainda não tem data de lançamento definida, mas deve chegar aos celulares até o final do ano. Além disso, a Apple ainda não divulgou para quais celulares o iOS 17 estará disponível.
Os recursos anunciados para o iOS 17 se debruçam em melhorias de comunicação para os usuários. Por isso, apps como o Telefone, Facetime e Mensagens vão ganhar upgrades significados. Entre as novidades para o Telefone, os usuários vão poder fazer uma personalização mais profunda em seus contatos.
Com o recurso “poster”, será possível editar a tela que aparece quando um contato liga. Os usuários vão poder mudar a foto do contato, editar nome, adicionar emojis e criar uma experiência relativamente parecida com o que o iOS oferece em sua atual tela de bloqueio.
Outro recurso que vai ganhar novidades é a caixa de mensagens. No iOS 17, o iPhone vai descrever o áudio gravado para que o usuário consiga ver o que está sendo dito e possa decidir, de antemão, se atende a ligação ou não. O texto irá aparecer em forma de pop-up na tela de bloqueio. O Facetime também vai ganhar um upgrade interessante — agora, será possível deixar mensagens de vídeo gravadas nele.
O iMessage, por sua vez, vai ganhar melhorias em filtros, além de alguns recursos úteis para a navegação, como um botão que leva o usuário direto para a última mensagem liga. Além disso, agora o app terá suporte à localização, vai contar com diversas mudanças visuais e também terá transcrição de áudio gravada. Os stickers, também conhecidos como figurinhas, podem ser feitos diretos das fotos e ganharam uma gama mais ampla de personalização.
Por fim, o app vai ganhar o recurso Check-in, que avisa a pessoas previamente selecionadas quando o usuário chega a determinado lugar. A ideia é aumentar a segurança, avisando a amigos e parentes quando uma pessoa chegar em casa, por exemplo, ou mesmo quando ela não chega. Também será possível compartilhar pontos como o nível de bateria do telefone.