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Instituto alerta sobre golpe da falsa devolução de dinheiro pelo WhatsApp

O IBCTD encaminhou a denúncia para a Secretaria Nacional do Consumidor, gestora do portal consumidor.gov.br, ao Reclame Aqui e Autoridade Nacional de Proteção de Dados
Foto: Daniel Teixeira / Estadão

Um novo alerta para os consumidores que adquiriram os pacotes “Promo” da 123 Milhas. O Instituto Brasileiro de Consumidores e Titulares de Dados (IBCTD) alerta os clientes sobre golpistas estão se passando por representantes da empresa oferecendo a restituição de valores devidos, mas é mais um golpe na praça.

Nesta quinta-feira (31), a 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte deferiu o processamento do pedido de recuperação judicial feito pela 123 Milhas. Assim, estão suspensas ações e execuções de dívidas contra a firma por 180 dias.

O Instituto foi procurado por consumidores que afirmam terem recebido mensagens de WhatsApp da 123 Milhas solicitando o preenchimento de um formulário para devolução dos pacotes. Na ficha, o consumidor é induzido a fornecer dados de um cartão de crédito, incluindo validade e código de segurança.

Na abordagem, um representante de uma “Comission Federal de Comercio” se apresenta ora como SAC da 123 Milhas, ora uma empresa parceira que realiza as tratativas com plataformas de mediação como consumidor.gov.br e Reclame Aqui.

De acordo com Renata Ruback, diretora do instituto no Rio de Janeiro, a atuação é totalmente divergente dos procedimentos adotados pelos canais oficiais. “Não é comum uma empresa pedir dados financeiros. O consumidor, na dúvida, não deve responder”, disse.

A entidade orienta aos consumidores que tenham fornecido seus dados de cartão de crédito que peçam às administradoras o bloqueio imediato das transações.

O IBCTD encaminhou a denúncia para a Secretaria Nacional do Consumidor, gestora do portal consumidor.gov.br, ao Reclame Aqui e Autoridade Nacional de Proteção de Dados — para investigação se houve vazamento de informações sensíveis.