Uma boa noticia para cariocas e turistas, quase todas as praias da Zona Sul do Rio estão liberadas para banho. A informação consta no boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), nesta quinta-feira (28/12).
Ao todo, 17 praias na região estão recomendadas para banho nas zonas sul e oeste da capital fluminense.
Na Zona Sul, praticamente não há praia inteiramente imprópria para o banho. Apenas o trecho no Leblon em frente à Rua Rita Ludolf, já no fim da praia, tem o banho de mar vetado pelo instituto.
As praias liberadas são Grumari, Prainha, Recreio, Barra da Tijuca, Joatinga, Pepino, São Conrado, Vidigal, Leblon (exceto em frente à Rua Rita Ludolf), Ipanema, Arpoador, Diabo, Copacabana, Leme, Vermelha e Urca e Flamengo e Botafogo.
Está desaconselhado o banho na praia de Barra de Guaratiba e Pontal de Sernambetiba, ambas na Zona Oeste.
Em Niterói, as praias liberadas para mergulho são Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, Jurujuba (exceto na saída da Alameda Marechal Pessoa Leal na Avenida Carlos Ermelindo Martins, 1565), Adão, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.
Está desaconselhado o banho nas praias de São Francisco, Charitas e Eva.
O Inea alerta que o banho de mar deve ser evitado nas 24 horas após a ocorrência de chuvas e próximo à saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem. O boletim de balneabilidade pode ser consultado no site do instituto (www.inea.rj.gov.br).