Um incêndio atingiu o aterro sanitário de Teresópolis, na Região Serrana, no fim da madrugada desta segunda-feira (26). Com as chamas, uma forte fumaça atingiu a cidade e, de acordo com os moradores, é difícil circular pelo município. Escolas foram fechadas e aulas suspensas.
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 5h da manhã por causa das chamas no local, que fica às margens da BR-116. A prefeitura emitiu uma nota e disse que tudo indica que incêndio seja criminoso. (Veja a nota completa no fim da reportagem.)
“A prefeitura está dando apoio ao Corpo de Bombeiros. Suspendemos as aulas em algumas unidades públicas próximas ao aterro sanitário por conta da densa fumaça que se formou”, diz a nota.
Com o incêndio, a cidade foi tomada por fumaça. Os moradores reclamam que é difícil enxergar e respirar no meio da fumaça. Imagens mostram carros sem visibilidade por causa da fumaça.
De acordo com a prefeitura, 35 escolas e 18 creches foram fechadas por causa da fumaça. A rede municipal de ensino é formada por 101 unidades. Todas as unidades de saúde estão funcionando.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que, em alguns locais, a fumaça já se dissipou e espera que a situação se normalize em algumas horas.
A Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis recomenda o uso de máscara para pacientes portadores de doenças respiratórias como asma ou bronquite, até que a fumaça se dissipe totalmente. Em caso de complicações respiratórias, a recomendação é procurar a UPA, o SPA de Bonsucesso ou o pronto-atendimento de saúde Eitel Abdallah.
“As investigações desse incêndio já começaram e iremos apurar as causas e os responsáveis”, disse a Secretaria de Meio Ambiente.