Novas imagens obtidas mostram a invasão golpista à sede do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 8 de janeiro, incluindo o momento em que policiais militares estão em um banheiro do terceiro andar da Corte. As imagens já foram enviadas pelo STF para análise da Polícia Federal e da Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal. As imagens foram divulgadas pela TV Globo.
Durante uma das cenas é possível ver um policial militar abrindo a porta no banheiro do terceiro andar do prédio já invadido. O policial verifica se não há nenhum vândalo no banheiro. Em seguida, chegam mais dois PMs, um deles com a mão na cabeça, aparentemente ferido. Pelo menos dez policiais permanecem ao mesmo tempo no banheiro, em uma movimentação que durou mais de dez minutos.
Enquanto isso, um policial do Tribunal fica sozinho diante de invasores no hall de entrada do Supremo. Ele conversa com os vândalos, é cercado e não reage. Os invasores avançam e tomam o local, destruindo objetos e equipamentos da Corte.
Um invasor caminha tranquilamente até o busto de Rui Barbosa e, sem hesitar, o derruba no chão. Logo depois, um outro vândalo quebra outro busto.
No banheiro do terceiro andar, um grupo de seis policiais militares, incluindo um PM sem boné que estaria ferido, sai em direção à escada. Ao chegar ao segundo andar, cautelosamente, um deles, à frente do grupo, verifica se há invasores por perto. Depois, olha pela porta, faz um sinal e manda o grupo recuar. Eles voltam para o banheiro do andar de cima.
No mesmo corredor, logo em seguida, um vândalo, trajado com uma toga usada pelos ministros, quebra uma caixa de eletricidade. Pouco depois, os policiais auxiliam duas funcionárias – que também haviam entrado no banheiro pouco tempo antes, a deixar o local por outra saída. Eles voltam e acompanham o policial supostamente ferido pelo mesmo caminho.
Minutos antes, outra imagem inédita do térreo do Supremo mostra policiais militares e do próprio tribunal tentando conter os golpistas. Eles jogam bombas de efeito moral. Depois, deixam a área, e os vândalos invadem o prédio pela lateral, encontram equipamentos de segurança, como cassetetes, escudos e capacetes. Os invasores se equipam e avançam por outras áreas do STF.
Do lado de fora, um policial que tentava conter a invasão dá um soco em um vândalo, que cai e recebe um chute. O vândalo fica desacordado por cinco minutos. As imagens também mostram uma bomba explodindo próximo à entrada lateral do plenário e o momento em que os golpistas invadem o local.
A Polícia Federal já concluiu a perícia das imagens da invasão. Esse material faz parte do inquérito que investiga se houve omissão ou conivência de autoridades e militares com os atos golpistas.