Nesta sexta-feira (29), um homem de 60 anos foi preso, no Reino Unido, suspeito de ter conexões com a derrubada da árvore histórica, Sycamore Gap, que tinha 300 anos de idade, considerada um dos símbolos do país.
Um jovem de 16 anos já havia sido capturado pela polícia de Northumberland, nessa quinta-feira (28), também suspeito de ter derrubar a árvore. Autoridades locais disseram que ele está sob custódia da polícia e tem colaborado com as investigações.
“Espero que esta segunda detenção demonstre quão seriamente estamos a levar esta situação e o nosso compromisso contínuo de encontrar os responsáveis e levá-los à justiça”, disse Rebecca Fenney-Menzies, inspetora chefe do departamento de polícia.
O caso gerou revolta e comoção na região, pois a árvore ficava localizada na Muralha de Adriano, obra que demarcava a divisão do então Império Romano na ilha da Bretanha. “Este é um marco de renome mundial e os eventos de hoje causaram choque, tristeza e raiva significativos em toda a comunidade local e além”, disse o superintendente da polícia de Northumberland, Kevin Waring.
As investigações tem continuado, com as autoridades florestais afirmando que têm “lutado para entender a lógica” do ocorrido, além de manter a mente aberta sobre as razões do ato, mesmo que por hora elas permaneçam desconhecidas. Segundo os investigadores, a pessoa que derrubou a árvore sabia o que estava fazendo pois o corte foi muito hábil, e que teria sido usada uma serra elétrica afiada.
Moradores da comunidade encontraram a árvore caída apenas durante a manhã, pois disseram não ter ouvido nada durante a madrugada devido aos ventos fortes causados pela tempestade Agnes. Muitos moradores disseram ter uma conexão com o local, reconhecido pelos pedidos de casamento. A polícia reforçou o apelo para a população forneça informações que os ajudem nos devidos esclarecimentos .
Em 2016, Sycamore Gap foi eleita a “árvore inglesa do ano”, e ficou mundialmente famosa por ter aparecido no filme Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões, lançado em 1991, e estrelado por Kevin Costner.