Presente em todas as edições, a MetaMundi, agência de conteúdo e soluções criativas na Web 3.0, confirma sua participação no mais completo evento de Inovação e Tecnologia da América Latina, o Rio Innovation Week, no Pier Mauá. O Espaço RIW IA & METAMUNDO, com 180 m2, localizado no Armazém Kobra, tem curadoria e produção da MetaMundi, formada pelos empreendedores Steffen Dauelsberg e Byron Mendes.
De 3 a 6 de outubro, o IA & METAMUNDO receberá diversas conferências, entre 10h e 20h, de hora em hora, com conteúdos novos. Os painéis são separados diariamente por temas, como Inteligência Artificial – Fundamentos e Aplicações (terça-feira, dia 3), Inteligência Artificial – Setores e Soluções (quarta-feira, dia 4), Inteligência Artificial – Desafios e Oportunidades (quinta-feira, dia 5) e Metaversos e web3 – Imersão, Inovação e Interatividade (sexta-feira, dia 6), somando mais de 100 palestrantes, todos renomados e experts em tendências e os impactos da tecnologia na transformação dos negócios e da sociedade.
O espaço AI & METAMUNDO também vai oferecer a criação de uma identidade virtual com sistema biométrico de segurança, através de um scanner de retina. Também serão disponibilizados óculos VR e Áudio 8D. O metaverso do Rio Innovation Week também estará disponível para visualização.
Dedicado a Inteligência Artificial e a Web 3.0, o RIW IA & METAMUNDO tem como proposta discutir as oportunidades da IA na atualidade e no futuro, os desafios legais e éticos, assim como suas implicações nas diferentes áreas da sociedade, como saúde, educação, governança corporativa, políticas públicas, segurança do trabalho, agronegócio e meio ambiente. Também trará questões como as possibilidades que o metaverso proporciona e os impactos no ambiente virtual, interatividade e o futuro da Web 3.
Entre os inúmeros conteúdos que serão abordados no IA & METAMUNDO, podemos destacar o painel de abertura na terça-feira, às 10h, com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação da Prefeitura do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões, que irá abordar o tema do Porto Maravalley. Sérgio Sá Leitão, ex-ministro da Cultura, irá abordar, às 16h, as Políticas Públicas para Inovação, ao lado de Mariana Ribas, Secretária de Cultura do Rio de Janeiro. No mesmo dia, às 19h, a Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tatiana Roque, vai conversar sobre IA e o setor público.
A primeira conferência na quarta-feira, às 10h, será com a Dra. Giselle Coelho, neurocirurgiã pediátrica, responsável pela primeira simulação de cirurgia via metaverso no mundo (biópsia de tumor cerebral por endoscopia, misturando mundo real e virtual), com o painel IA na Saúde: Diagnósticos e Pesquisas. Outro destaque, às 13h, é a palestra Museus do Futuro: A confluência da Inovação e Inteligência artificial, com os maiores especialistas nesta área.
As leis envolvendo inteligência artificial serão explicadas pelo expert Felipe Palhares, um dos melhores advogados de proteção de dados do Brasil e especialista em Proteção de Dados e Cybersecurity, na quinta-feira, às 11h, do painel Desafios Legais da IA. No mesmo dia, às 14h, o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, irá debater o tema dos projetos artísticos envolvendo inteligência artificial.
E para fechar a maratona de informações, a sexta-feira está recheada de recomendações. Especialista no mercado bitcoin, Roberto Dagnoni estará, às 11h, no painel sobre criptoativos, NFTs e economias virtuais nos metaversos.
O futuro da educação no metaverso será debatido, às 14h, com André Paz, coordenador da UNIRIO e especialista em mídias criativas, e o economista André Aquino, da USP. A grande atração do AI & METAMUNDO, o artista generativo e consultor estratégico da ArtBlocks, Jeff Davis, vai falar sobre a revolução da IA na arte, às 15h.