A festa do Dia das Crianças – comemorada hoje, dia 12 de outubro – chegou mais cedo para os pequenos internados no Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, Zona Oeste do Estado do Rio de Janeiro. Os palhaços da “Trupi Miolo Mole” visitaram na última quarta-feira (11/10) os andares da unidade e arrancaram sorrisos da garotada com suas brincadeiras lúdicas. Houve também a distribuição de kits para colorir na festa programada pela unidade.
Outra atração do dia foi a apresentação da Banda do Exército, que animou o local ao tocar sucessos da Xuxa, do grupo Balão Mágico e do Trem da Alegria. Em seguida, foram distribuídos carrinhos, bonecas, brinquedos educativos e agendas. O HEC atende crianças e jovens de 0 a 19 anos, sendo a primeira unidade pública pediátrica no estado voltada para cirurgias de média e alta complexidade, além do tratamento oncológico e transplante renal e hepático.
“O Hospital da Criança é referência no Estado do Rio de Janeiro em atendimento feito pela rede SUS a crianças e adolescentes, além de se destacar também na realização de transplantes. A programação do Dia das Crianças é importante porque traz estímulo e ânimo para os pequenos superarem as dificuldades do tratamento”, destaca a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
A médica Heloísa Graça Aranha, diretora executiva do HEC desde a sua fundação, comenta o sentimento que tomou a unidade na Semana da Criança.
“É extremamente satisfatório completar uma década à frente da equipe desta instituição, que impactou tantas vidas por meio do trabalho de profissionais capacitados e dedicados. O Hospital Estadual da Criança marcou não somente pacientes, mas seus colaboradores inclusive, que como eu sentem orgulho por contribuir para uma história de tanto êxito. Portanto, este Dia das Crianças tem um sabor especial, em que celebramos nossos pacientes e a trajetória coletiva de serviço à saúde pública”, ressalta Heloisa Graça.
A “Semana da Criança do HEC” segue com programação nos dias 13, 14 e 16 de outubro com atividades recreativas, visitação de doutores palhaços e personagens, como o “Homem-Aranha”, “Wolverine” e “Capitão América”. Ao todo, serão entregues cerca de 500 brinquedos. As atividades são importantes ferramentas que contribuem na melhoria do bem-estar da criança, saúde emocional e redução do estresse provocado pela internação.
Certificado com a acreditação de Nível 3 de Excelência na segurança do paciente pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o HEC, desde sua inauguração em 2013, já realizou mais de 200 mil consultas, 50 mil cirurgias e 267 transplantes (renais e hepáticos).